Após operação, Executivo troca de secretários

Teutônia

Após operação, Executivo troca de secretários

Rosana Schneider Rührwiem e Hélio Brandão assumem cargos deixados por investigados

Após operação, Executivo troca de secretários
Teutônia

Em substituição aos secretários investigados pela Operação Schmutzige Hände, o Executivo anunciou ontem, 9, os novos titulares das secretarias de Saúde e de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer. Conforme a administração municipal, a reestruturação da equipe tem como objetivo melhorar os serviços prestados à comunidade.

No lugar de Marcelo Brentano – afastado do cargo pela justiça –, Rosana Schneider Rührwiem foi promovida ao posto de titular da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer. Ela atuava como subsecretária da pasta desde o início da atual gestão, em 2017. Segundo ela, o trabalho será de continuidade ao que foi desenvolvido pelo ex-secretário.

As atividades relativas aos núcleos de cultura, à organização da Festa de Maio e à reformulação do museu Henrique Uebel são algumas das ações a serem mantidas. “Sonhos temos muitos, mas precisamos que trabalhar de acordo com a realidade. A cada dia, pretendemos avançar um pouco”, afirma Rosana.

04_AHORA

Com atuação há mais de 40 anos na política, Rosana é integrante do PSDB e fez parte da equipe da Secretaria de Cultura, entre 1999 e 2002, no primeiro mandato de Ricardo Brönstrup. “Acredito que nós vamos dar a volta por cima de tudo isso. Pois o trabalho continua”, acrescenta a nova secretária acerca dos desdobramentos da operação do Ministério Público.

Rosana também foi secretária de Educação de 2003 a 2004, na segunda gestão do ex-prefeito, e coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), entre 2007 e 2010, no governo Yeda Crusius. “Meu trabalho é feito com muita humildade e seriedade. Por isso, o prefeito me convidou para o cargo”, destaca.

No lugar de Alexandre Peters – que permanece preso de forma preventiva no Presídio Estadual de Lajeado –, assume a Secretaria de Saúde o vereador Hélio Brandão (PTB). Ele estava licenciado do cargo no Legislativo desde fevereiro.

Brandão está no terceiro mandato como parlamentar. Foi secretário da Saúde em 2007 e 2008, durante o governo de Silvério Luersen. Ele terá o auxílio de Marlene Metz, que deixará a Secretaria de Administração para assumir como subsecretária de Saúde, devido à experiência como secretária e subsecretária da pasta em gestões anteriores.

Para as secretarias de Administração e de Planejamento e Mobilidade Urbana – onde atuava Ricardo Wagner, que deixou o cargo para concorrer a deputado federal –, ainda não há nomes definidos. A chefia de Gabinete também permanece vaga.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais