Ainda que o ano passado tenha sido marcado por falta de repasses do governo do Estado e da União, Estrela conseguiu fechar 2017 com saldo positivo de R$ 1,4 milhão. O balanço de resultados foi apresentado pelo prefeito Rafael Mallmann nessa sexta-feira, em reunião-almoço promovida pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis), no Palace Hotel.
“Procurei apertar as contas e priorizar os recursos na área da saúde, para que ninguém ficasse sem atendimento”, diz o prefeito.
Entre as realizações feitas em 2017, Rafael Mallmann destacou a inauguração da sede da Secretaria de Saúde, que a partir de agora tem ação centralizada no bairro Oriental. Além disso, apontou a construção do Centro Materno Infantil e a pavimentação de estrada em Arroio do Ouro como as grandes obras.
O maior desafio enfrentado foi a implementação do novo sistema de informática na gestão pública, por meio de licitação no ano passado. Com o novo modelo, Mallmann pôs fim aos problemas de falhas no sistema de decisão e propôs a integração de informações no acesso a dados de qualquer munícipe.
“Agora, apenas com o CPF de um contribuinte, temos informações sobre o que ele recebeu ou não da prefeitura. Muitos dos nossos servidores usavam o antigo sistema há mais de 20 anos”, comenta. “Com muito empenho, eles dedicaram-se a compreender o novo modelo e, agora, já estamos potencializando resultados com a tecnologia implementada”, afirma Mallmann. Em breve, o prefeito pretende sistematizar também processos de abertura de alvará e requerimento de obras via internet, sem necessidade presencial na prefeitura.
Metas para 2018
Para este ano, por meio de recursos oriundos do Ministério das Cidades, o prefeito pretende dar continuidade à pavimentação das zonas urbanas. “A ideia é concluir pelo menos 95% do total dos locais que ainda não foram asfaltados na cidade”, comenta.
Além disso, o município quer concluir a obra que vai implementar o centro comercial na BR-386. “Será um empreendimento na área de comércio e serviço que vai trazer ainda mais recursos para a cidade”, diz.
Cidade cresce unida
Segundo Mallmann, o tema da palestra, a união entre setor público e privado, entidades e população, é o mote principal dos resultados positivos conquistados pelo município.
“Tenho orgulho de ser prefeito de uma comunidade que se une dessa forma para fazer uma cidade melhor” finalizou.
Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br