O Campeonato Gaúcho chega à grande final neste domingo. Grêmio e Brasil de Pelotas se enfrentam no Estádio Bento Freitas, às 16h.
Com a vantagem de ter vencido a primeira partida por 4 a 0, o título está praticamente encaminhado para o Tricolor de Porto Alegre.
O Grêmio não vence o Gauchão desde 2010. Na ocasião, a equipe levantou o troféu pela 36ª vez. No dia 2 de maio, nem mesmo a derrota de 1 a 0 para o Internacional impediu a equipe, então comandada pelo técnico Silas, de dar a volta olímpica.
Desde então, muita coisa aconteceu com o Grêmio. A equipe bateu na trave em 2011, 2014 e 2015, ficando com a terceira colocação. Em 2013 o Tricolor ficou também com a vice-colocação do Campeonato Brasileiro.
A partir de 2016, vieram as glórias, com o título da Copa do Brasil. Em 2017, veio o tão sonhado tri-campeonato da Copa Libertadores da América, além do vice-campeonato mundial. Já em 2018, o time conquistou a Recopa Sul-Americana. Agora chega a hora de reconquistar o estado.
Como chega o Grêmio
O Tricolor terminou a primeira fase na sexta colocação, com 16 pontos. Nas quartas de final, enfrentou o Internacional, venceu a primeira partida por 3 a 0 e perdeu a segunda por 2 a 0. Veio a semifinal e o adversário foi o Avenida. A classificação para a final foi conquistada após uma vitória por 3 a 0 e um empate em 1 a 1.
Com a vantagem de ter vencido o primeiro jogo da final por 4 a 0, falta pouco para levantar a taça. O Grêmio é campeão com qualquer vitória, qualquer empate, e até com derrotas, desde que não superem a diferença de quatro gols. Uma derrota pela mesma diferença leva a decisão para os pênaltis.
O técnico Renato Portaluppi prega muito respeito ao adversário e promete foco total na partida. Mandará a campo o que tem de melhor à disposição.
O provável time tem: Marcelo Grohe, Léo Moura, Geromel, Kannemann, Bruno Cortez, Arthur, Maicon, Ramiro, Everton, Luan e Jael.
Estádio lotado
A movimentação no Bento Freitas foi intensa na manhã de sexta-feira. Além de filas de torcedores em busca dos últimos ingressos para a decisão, também foi montada toda a estrutura de imprensa.
O movimento nas bilheterias do Bento Freitas foi constante, com as entradas se esgotando à tarde. O estádio estará lotado, com nove mil torcedores xavantes e mil gremistas.
O time que já estava desfalcado, perdeu mais uma peça para a final. O meia Toty teve confirmado, após exame de ressonância magnética, um estiramento no ligamento do joelho direito.
Além dele, o treinador Clemer não pode escalar os laterais titulares, Éder Sciola e Artur, suspensos.
O consenso no Bento Freitas é de que a tarefa do Brasil é praticamente impossível. Com isso, o time entra em campo pensando em fazer uma boa partida, para honrar a campanha e terminar o campeonato em alta com a torcida.
Caetano Pretto: caetano@jornalahora.inf.br