Vereadores cobram melhorias no transporte

Encantado

Vereadores cobram melhorias no transporte

Pelo menos quatro comunidades do interior não contam com transporte urbano, faltam paradas de ônibus novas e algumas retiradas para obras de pavimentação. O assunto foi apresentado pelos vereadores Sander Bertozzi (PP) e Moacir Tramontini (PTB). Bertozzi salientou que moradores…

Vereadores cobram melhorias no transporte
Encantado

Pelo menos quatro comunidades do interior não contam com transporte urbano, faltam paradas de ônibus novas e algumas retiradas para obras de pavimentação.

O assunto foi apresentado pelos vereadores Sander Bertozzi (PP) e Moacir Tramontini (PTB). Bertozzi salientou que moradores das Linhas Auxiliadora, São Roque, Barra do Coqueiro e Santa Terezinha reivindicam linhas.

“Essa necessidade tem que ser ouvida”, salienta. Segundo ele, uma licitação para buscar uma solução deveria ser feita. Para a zona urbana apenas uma empresa tem a concessão do transporte urbano.

Na Linha Auxiliadora, as integrantes da diretoria Rosane Salton e Ilaci Pedersini Dalla Vechia comentam que há poucos horários de ônibus. Segundo elas, há duas possibilidades de transporte ao longo do dia. Uma por volta das 10h da linha que vem de Nova Bréscia e vai ao centro de Encantado. O retorno é às 16h. Outra é do urbano que sai do centro por volta das 17h30min e vai até a igreja.  “Ainda não podemos nos queixar, na Linha São Marcos, Chiquinha, Anita e São Luiz, está pior que aqui”, comenta Ilaci.

A moradora e presidente da comunidade de Linha São Luiz, Arijane Bouvié Slaifer, comenta que há alguns anos quando parou o transporte escolar que era terceirizado e as pessoas que precisavam também utilizavam. Na época, foi feito um abaixo-assinado para manter, mas sem resultado.

“Pessoas de idade dependem sempre de alguém”, diz. Segundo ela, a maioria dos moradores utiliza transporte próprio para os deslocamentos até a cidade.

O prefeito Adroaldo Conzatti, comenta que o transporte urbano é outro assunto que será tratado em sua gestão. “A grande dificuldade que a empresa que faz alega são as isenções. Tem determinados bairros que eles dizem que, de cada dez pessoas, oito não pagam. E aí inviabiliza o negócio”, diz.

Paradas de ônibus

Tramontini reiterou a reconstrução das paradas junto ao trevo do Peteba, retiradas em virtude da construção do novo trevo pela ERG. Pedido feito ainda em 2017. Outra solicitação de abrigo é no distrito de Valdástico – Barra do Coqueiro próximo ao salão comunitário.

Neste ano, também o vereador Valdecir Cardoso (PP) solicitou reformas das paradas de ônibus como pintura, ajustes e sinalizações.

Celso Cauduro (MDB) pediu a construção de um abrigo na ERS-425, na subida para a Linha Anita. Ainda no ano passado, Andresa Cristina de Souza (MDB) solicitou a construção de uma parada na ERS-332, próximo ao Moinho São Roque e na Linha Santa Terezinha.

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais