A entrega dos diplomas do Programa Desenvolvendo Gerações – Jovem Aprendiz, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), ocorreu nessa terça-feira à tarde na câmara de vereadores. Cinquenta dos mais de 60 jovens na faixa etária dos 14 aos 17 anos que realizaram o treinamento em três turmas nos últimos três meses compareceram à cerimônia.
Rian Flores da Silva,16, do bairro Imigrantes, estava acompanhado da mãe Graciana Flores. “Foi muito importante. Passei a me dedicar mais aos estudos, a prestar mais atenção nas coisas, desde a forma como me visto”, diz ele, ao exemplificar que não estaria usando camisa social se não tivesse participado da formação.
Graciana concorda. “Já se mostra mais interessado e preocupado em conseguir o primeiro emprego.”
Foi o que já alcançou Bernardo da Silva Ribeiro,16. O morador do bairro Boa União é um dos quatro participantes que obteve o primeiro emprego na Transportadora Trânsito por meio da parceria que a Sedesth tem com o ramo privado da região.
No turno inverso ao escolar, o garoto se alterna entre o trabalho direto na empresa e já realiza outros cursos profissionalizantes específicos da área de atuação. “Estou feliz com a oportunidade. Aprendi a ter mais disciplina, atenção, responsabilidade. Já estou percebendo como isso é importante e fazendo outros cursos”, afirma o jovem.
Rodrigo Mezzomo, diretor administrativo da empresa, avalia. “É mais fácil, barato e útil capacitarmos um jovem aprendiz e depois o efetivarmos do que termos que contratar alguém do zero.”