Duas das principais entidades empresariais da região trocam de direção. A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) realiza hoje a cerimônia de posse da presidente Aline Eggers. Amanhã, é a vez da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis) instituir Pablo Souto Palma como novo presidente.
Aclamada durante assembleia geral no dia 13 de março, Aline é a 57ª empresária a liderar a entidade, e a primeira mulher eleita nos 96 anos de história da Acil. Aline ficará à frente da entidade no biênio 2018-2020. Ela sucede o advogado Miguel Arenhart.
Aline segue os passos do pai, Nelson Eggers, que foi presidente da Acil na gestão 1980-1981 e hoje é o diretor-presidente da Fruki. Administradora de Empresas, formada pela UFRGS, é pós-graduada em Finanças e Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A empresária iniciou a vida profissional nas Empresas Petróleo Ipiranga, onde trabalhou de 1992 a 2002 como assessora de Planejamento do Staff Corporativo. Atua como diretora administrativa e de RH da Bebidas Fruki desde 2002.
Integrante dos conselhos da FundeF, Sesi, Senai e Tecnovates, foi vice-presidente de Relações Institucionais na gestão que teve Arenhart como presidente. A cerimônia de posse ocorre às 19h45min, no salão de eventos da Acil.
Troca de comando
O geólogo Pablo Souto Palma foi eleito presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis) em assembleia realizada na sede da entidade no dia 6. Ele assumirá o posto amanhã, a partir das 20h, em jantar festivo no Estrela Palace Hotel.
Atual vice-presidente de Planejamento da Cacis, Palma é géologo e engenheiro de Segurança do Trabalho, exerceu cargo no Conselho Federal de Geologia do RS e foi vice-presidente da Associação Profissional Sul-Brasileira de Geólogos.
Ele substitui o empresário Pedro Barth, que deixa a entidade para assumir a presidência da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT). Eleito no dia 8 de março para presidir a organização regional, em sucessão ao empresário Ito Lanius.
A escolha de Barth faz parte de um acordo da entidade, que definiu um rodízio entre os municípios da região para o cargo. Depois de Estrela, o próximo presidente será de Teutônia.
De acordo com Barth, a intenção é focar a atuação da entidade em demandas das áreas de infraestrutura, turismo, segurança, cadeia leiteira e geração de energia.