Uma grande operação policial realizada na noite de sábado e madrugada deste domingo, resultou na prisão de pelo menos uma motorista embriagada. Foram 16 policiais da Brigada Militar (BM) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) participando da Balada Segura, que é uma mobilização nacional coordenada no estado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran).
Em Lajeado, a operação ficou concentrada na esquina da Av. Benjamin Constant com a rua Pinheiro Machado, no centro da cidade. No entanto, os policiais também realizaram algumas abordagens em outras áreas da cidade.
A ação iniciou às 23h de sábado, dia 10, e perdurou até às 4h do domingo. Uma mulher de 49 anos foi presa em flagrante por dirigir embrigada. Ela estava sozinha na moto e também não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e foi levada até a Delegacia de Polícia. Após pagar fiança, foi liberada e não chegou a ser encaminhada ao Presídio Estadual Feminino.
De acordo com o Secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, o governo municipal, em parceria com os principais órgãos de segurança do trânsito pretende realizar novas operações semelhantes durante o ano.
Ainda sobre a ação deste fim de semana, ele informa que foram abordados 67 motoristas, e todos foram submetidos ao teste do bafômetro. Houve apenas uma prisão. Também foram recolhidos dois automóveis, e 10 documentos foram recolhidos, e os agentes de segurança ainda aplicaram oito Autos de Infração.
Histórico das operações
Em todo o estado, o programa comemorou sete anos. A proporção de motoristas flagrados alcoolizados nas blitzes caiu 40% no período, passando de 12% do total de abordados em 2011 para 7% em 2017. Em Porto Alegre, onde a Balada Segura ocorre há mais tempo e de forma quase diária (às vezes simultâneas), a redução da acidentalidade em relação a 2010 foi de 35,6% nos acidentes com mortes, 40% nos acidentes com lesão e 72% nos acidentes com danos materiais.