O governo municipal assinou o quinto termo aditivo do contrato de construção da nova creche Doce Infância, localizada no bairro Conventos. De acordo com este documento, o prazo de vigência do acordo com a empresa Pellegrini & Pellegrini Ltda foi prorrogado por sete meses, assim como o prazo de conclusão dos serviços. Com isso, a obra deve ser entregue apenas no fim de outubro.
Após o término da obra, ainda serão necessárias outros serviços e investimentos para mobiliar e equipar a estrutura, além da efetivação de diversos profissionais para atuarem na nova escola infantil. Diante disto, a possibilidade da futura creche receber crianças ainda em 2018 está cada vez mais remota.
Mesmo assim, o prefeito, Marcelo Caumo, demonstra otimismo com a possibilidade de inaugurar o novo espaço para as crianças ainda em 2018. Segundo ele, a licitação para compra de todo o mobiliário necessário para adequar o espaço já foi realizada pelo governo federal. Isso porque a construção da creche ocorre mediante recursos do Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
“A nossa ideia é acabar as obras antes deste prazo. Vamos pressionar para que os recursos sejam liberados normalmente para a empresa, para evitar novas interrupções e demora nos serviços. Além disto, o processo licitatório para mobiliar o espaço já está finalizado. Agora, vamos adequar alguns orçamentos para conseguirmos comprar”, explica Caumo.
Anúncio em 2014
A construção da nova creche Doce Infância foi anunciada ainda no governo do ex-prefeito, Luís Fernando Schmidt. Em julho de 2014, a então secretária de Educação (Sed), Eloede Conzatti, anunciou a escola infantil do modelo Proinfância, custeada integralmente com recursos federais. Na época, a estrutura pré-moldada de 1.323 m² estava orçada em R$ 1,5 milhão.
No entanto, a obra sofreu com uma série de interrupções. Primeiro, em função de problemas no processo licitatório realizado pelo governo federal. Depois, após uma licitação municipal, a nova empresa contratada enfrentou atrasos nos repasse de valores por parte do FNDE. Hoje, segundo estimativas, a obra está quase 70% finalizada.
A nova creche terá bloco administrativo, de serviços, dois blocos pedagógicos, um multiuso, pátio coberto e fechado com vidros nas laterais, além de playground e sanitários. O terreno de 4.994,27 m² está localizado na Rua Benno Schmitt.
Outras creches anunciadas
A licitação para construção de uma outra escola de educação infantil, no Bom Pastor, recebeu onze propostas formais de empresas interessadas na concorrência. A divulgação das empresas que entregaram documentação habilitatória condizente com a que foi exigida no edital estava agendada para ontem.
O valor orçado é de R$ 2,4 milhões. A escola terá 1.510,23m² e será construída em uma área de 2.880m², cedida pela prefeitura, na Rua Eugênia Mello de Oliveira Kirchheim. Os recursos a serem empregados na obra também são provenientes do FNDE. Assim como em Conventos, serão 188 vagas, em turno integral, para crianças de até cinco anos de idade.
Além desta, a administração de Lajeado promete construir uma nova creche com recursos próprios, em 2018. Esta será construída no bairro Santo Antônio e deve ter entre 220 e 230 vagas. Nos próximos dias, o governo deve divulgar o local exato para o empreendimento.
Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br