O município evitou o fechamento da Educação Infantil na Escola Estadual Antônio Leite Costa, na localidade de Estação Experimental, no bairro Pinheiros. Por meio de um acordo com a 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a administração municipal assumiu a responsabilidade de uma turma de 25 alunos, que seria encerrada pelo governo do Estado.
Em janeiro, a direção foi notificada sobre o fechamento por parte da Secretaria Estadual de Educação. Faltando um mês para o início do ano letivo, a diretora Maria Beatriz Dias Flores comenta que recebeu a informação “com surpresa” e comunicou o governo municipal sobre a situação.
Em reunião com a CRE, a administração demonstrou interesse em assumir a turma de turno integral. No acordo firmado, o Estado proporciona o espaço físico e o trabalho da merendeira da instituição. Professores, transporte, orientação pedagógica, itens e receitas das merendas ficam por conta do município.
As aulas da Educação Infantil iniciam na próxima quarta-feira, 14. Dois professores da rede municipal foram deslocados à Antônio Leite Costa. Há a possibilidade de mais um auxiliar compor o corpo docente.
Conforme a diretora, a manutenção da Educação Infantil é importante tanto à instituição como para a cidade. Além de reduzir a lista de espera, o município passa a receber mais verbas do Estado devido ao aumento da quantidade de alunos. Para a escola, a principal vantagem é a possibilidade de manter o atendimento em turno integral, comenta Maria.
Parceria
De acordo com a coordenadora regional da Educação, Greyce Weschenfelder, a manutenção da Educação Infantil na Antônio Leite Costa resulta de uma parceria entre os governos estadual e de Taquari. Segundo ela, a Educação Infantil é de responsabilidade do município, e o estado mantinha a turma por se tratar de uma escola do campo.
“A secretaria apenas quer que a Educação Infantil passe a quem é o responsável”, explica Greyce. Ela afirma que os ajustes promovidos pela Seduc quanto à gestão das escolas são feitos de forma flexível, analisando caso a caso e possibilitando que parcerias sejam feitas com os municípios para evitar rupturas drásticas.
Lista de espera
A coordenadora da Secretaria de Educação, Ana Paula Arnt, destaca que mais uma turma de Educação Infantil será aberta em outra instituição estadual, a Escola Dr. Antônio Porfírio Menezes Costa. Para ela, havia “espaço ocioso” devido à baixa quantidade de estudantes na instituição localizada em Nossa Senhora das Graças. As aulas devem iniciar no fim do mês.
“A gente assumiu toda a gestão dessas turmas, desde os professores ao transporte escolar. E, além da merenda, tem a orientação da nossa nutricionista e todo o suporte da orientação pedagógica”, afirma Ana Paula.
Com as novas turmas, o Executivo pretende reduzir de 300 para 250 o número de crianças que aguardam vagas na rede municipal. Com a meta de zerar a fila até o início de 2019, mais duas creches estão em construção nos bairros Leo Alvim Faller, prevista para encerrar na metade do ano, e Colônia Vinte de Setembro, em fase inicial. Ambas oferecerão 240 vagas de turno integral.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br