Município assume turma em escola da rede estadual

Taquari

Município assume turma em escola da rede estadual

Educação Infantil seria encerrada em instituição do campo. Aulas iniciam no dia 14

Município assume turma em escola da rede estadual
Vale do Taquari

O município evitou o fechamento da Educação Infantil na Escola Estadual Antônio Leite Costa, na localidade de Estação Experimental, no bairro Pinheiros. Por meio de um acordo com a 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a administração municipal assumiu a responsabilidade de uma turma de 25 alunos, que seria encerrada pelo governo do Estado.

Em janeiro, a direção foi notificada sobre o fechamento por parte da Secretaria Estadual de Educação. Faltando um mês para o início do ano letivo, a diretora Maria Beatriz Dias Flores comenta que recebeu a informação “com surpresa” e comunicou o governo municipal sobre a situação.

Em reunião com a CRE, a administração demonstrou interesse em assumir a turma de turno integral. No acordo firmado, o Estado proporciona o espaço físico e o trabalho da merendeira da instituição. Professores, transporte, orientação pedagógica, itens e receitas das merendas ficam por conta do município.

As aulas da Educação Infantil iniciam na próxima quarta-feira, 14. Dois professores da rede municipal foram deslocados à Antônio Leite Costa. Há a possibilidade de mais um auxiliar compor o corpo docente.

Conforme a diretora, a manutenção da Educação Infantil é importante tanto à instituição como para a cidade. Além de reduzir a lista de espera, o município passa a receber mais verbas do Estado devido ao aumento da quantidade de alunos. Para a escola, a principal vantagem é a possibilidade de manter o atendimento em turno integral, comenta Maria.

08_AHORA

Parceria

De acordo com a coordenadora regional da Educação, Greyce Weschenfelder, a manutenção da Educação Infantil na Antônio Leite Costa resulta de uma parceria entre os governos estadual e de Taquari. Segundo ela, a Educação Infantil é de responsabilidade do município, e o estado mantinha a turma por se tratar de uma escola do campo.

“A secretaria apenas quer que a Educação Infantil passe a quem é o responsável”, explica Greyce. Ela afirma que os ajustes promovidos pela Seduc quanto à gestão das escolas são feitos de forma flexível, analisando caso a caso e possibilitando que parcerias sejam feitas com os municípios para evitar rupturas drásticas.

Lista de espera

A coordenadora da Secretaria de Educação, Ana Paula Arnt, destaca que mais uma turma de Educação Infantil será aberta em outra instituição estadual, a Escola Dr. Antônio Porfírio Menezes Costa. Para ela, havia “espaço ocioso” devido à baixa quantidade de estudantes na instituição localizada em Nossa Senhora das Graças. As aulas devem iniciar no fim do mês.

“A gente assumiu toda a gestão dessas turmas, desde os professores ao transporte escolar. E, além da merenda, tem a orientação da nossa nutricionista e todo o suporte da orientação pedagógica”, afirma Ana Paula.

Com as novas turmas, o Executivo pretende reduzir de 300 para 250 o número de crianças que aguardam vagas na rede municipal. Com a meta de zerar a fila até o início de 2019, mais duas creches estão em construção nos bairros Leo Alvim Faller, prevista para encerrar na metade do ano, e Colônia Vinte de Setembro, em fase inicial. Ambas oferecerão 240 vagas de turno integral.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais