Uma escola pública de qualidade, capaz de mostrar o caminho para o estudante, não se faz só com dinheiro. É preciso mais. Passa pela valorização do professor, pela atualização curricular, uso correto das tecnologias de informação e por engajamento comunitário.
O sistema educacional de hoje está distante do desejado. Com a imersão tecnológica atual, do conhecimento a um toque, do compartilhamento, a lógica do simples repasse de conteúdos, na qual apenas uma pessoa detém o conhecimento, está distante do esperado pelos jovens e pelas famílias.
A realidade mostra um cenário preocupante. Colégios com estrutura deficiente, desinteresse dos alunos e professores com salários atrasados. Um quadro grave e que precisa de uma ação imediata.
Exige-se uma nova atitude dos governantes, sob risco de uma das profissões mais importantes perder cada vez mais representatividade. Há poucos jovens interessados em seguir com professor. A queda em número de inscritos nos cursos de magistério e licenciatura é vertiginosa.
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A função do educador é fundamental à sociedade. Hoje são mais do que transmissores de educação, muitos fazem papel de psicólogo, dão atenção e carinho. Assumem responsabilidades que ultrapassam as salas de aula.
Importante perceber que a escola de hoje é diferente daquela dos anos 90 e do início dos anos 2000. O avanço tecnológico interfere na sala de aula. Como tornar a aula atrativa neste momento em que as informações estão na palma da mão? Mas falta orientação de como o aluno pode aproveitar esse universo.
Essas preocupações embasam o projeto Pense, em elaboração pelo A Hora. A iniciativa tem como parceiras a 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Univates e empresas.
O momento é de transformação e os desafios para melhorar a educação permeiam diversos segmentos da sociedade. A escola tem um papel fundamental. Para tanto, é preciso reformular o modelo educacional, apresentando aos estudantes a importância do conhecimento para o futuro. Só com educação se faz uma sociedade mais crítica, consciente e atuante.
Essa transformação depende de todos. É um erro pensar que o dever de educar está só na escola. A ausência dos pais é um sintoma de quais são as prioridades dessa família e também dos valores propagados na sociedade.
Editorial
Ensinar é transformar
Uma escola pública de qualidade, capaz de mostrar o caminho para o estudante, não se faz só com dinheiro. É preciso mais. Passa pela valorização do professor, pela atualização curricular, uso correto das tecnologias de informação e por engajamento comunitário.…