A equipe Gobikesports surgiu a partir do objetivo de alavancar o ciclismo em Lajeado e no Vale do Taquari. Registrado na Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), o grupo já colhe frutos no início de trabalho.
Com um projeto sério e focado em dar oportunidade aos ciclistas do Vale, a equipe buscou apoio para levar o trabalho adiante. Apresentou o projeto para a Fruki, que recém havia lançado a linha de energéticos, Elev. Assim surgiu uma importante parceria, que em pouco tempo já apresenta resultados. “Fomos muito bem recebidos pela Jaqueline Hartmann do marketing, que nos entendeu muito bem. Viu a seriedade do projeto e que esse era o momento de apoiar o ciclismo. Assim levaremos o nome do Vale do Taquari, e consequentemente, das bebidas Fruki para diversas regiões do estado e do país”, comenta Carlos Augusto Marcolim, 52, idealizador da equipe.
Competições
Composta por sete atletas, de Lajeado, Estrela e Encantado, a equipe busca se destacar no campeonato gaúcho, para depois alçar voos maiores. Até o momento, a GobikeSports disputou duas etapas e chegou ao lugar mais alto do pódio.
A primeira foi a abertura do Campeonato Gaúcho de Mountain Bike, em Nova Petrópolis, quando Rodrigo Hinterholz chegou em primeiro na categoria sub-30. Mais recentemente, a equipe esteve na abertura do Campeonato Gaúcho de Ciclismo de Estrada, em Sapiranga. Mais uma vez, Hinterholz subiu ao lugar mais alto do pódio, mostrando a capacidade da equipe, que conseguiu vencer duas provas de modalidades diferentes.
Esse é justamente um dos trunfos do grupo, formado com a ideia de dar oportunidade não só ao mountain bike e ao ciclismo de estrada, mas a uma gama maior de modalidades, como o downhill (bicicleta de montanha). A GobikeSports também disputará desafios de longa distância (o audax).
A equipe recebe interessados em integrar o projeto. “Abrimos a porta da nossa equipe para novos atletas que realmente estejam interessados em fazer parte de um projeto sério, onde não importa ser o primeiro colocado, e sim ser parceiro, honesto, companheiro dentro e fora dos treinos e que, principalmente, honre as empresas e a equipe que estão lhe dando essa oportunidade”, comenta Marcolim.
Uma equipe para o Vale
Marcolim é o grande idealizador e organizador do projeto Gobikesports. Apaixonado pelo esporte, não admitia que uma cidade com o potencial de Lajeado não tivesse uma equipe de ciclismo. “Dentro do Vale do Taquari apenas Encantado, que é uma cidade menor que Lajeado, já tinha equipe de ciclismo. É importante frisar que por mais que a equipe tenha a sua fundação em Lajeado ela é do Vale do Taquari.”
Marcolim reitera que no início o mais importante não é vencer todas as provas, mas conseguir um destaque e mostrar que a equipe tem potencial. “Eu quero plantar uma semente, deixar um legado. Quero que daqui há alguns anos a cidade e a região tenham mais equipes, e que essas sejam criadas porque a Gobikesports teve a iniciativa e a coragem de tomar a frente.”
Frisa também que uma equipe não é só o atleta, mas sim o mecânico, organizador, motorista, e até a torcida e familiares, que estão sempre no apoio. “Não adianta ter um bom atleta se não tiver um bom mecânico para mexer na bicicleta”, comenta Marcolim, que ainda complementa. “O Rodrigo Hinterholz vem se destacando, mas quando falamos do Rodrigo, estamos falando em cada membro da nossa equipe e qualquer ciclista da região. Queremos que quando o Rodrigo levantar um troféu, cada ciclista do Vale do Taquari se sinta representado.”
Equipe Gobikesports
• Otávio Weiand Schneider – Mountain Bike e Ciclismo de Estrada (Estrela)
• Eduardo Weiand Schneider – Mountain Bike e Ciclismo de Estrada (Estrela)
• Léo Vicente – Audax (Encantado)
• Tagner Machado – Downhill (Lajeado)
• Eduardo Kreutz – Mountain Bike (Lajeado)
• Rodrigo Hinterholz – Mountain Bike e Ciclismo de Estrada (Estrela)
• Robert Gregory – Mountain Bike (Estrela)
Caetano Pretto: caetano@jornalahora.inf.br