Falta de água entra no quinto dia

Santa Clara do Sul

Falta de água entra no quinto dia

Poço artesiano em Nova Santa Cruz secou e deixa mais de cem famílias sem água. Governo promete intensificar abastecimento

Falta de água entra no quinto dia
Vale do Taquari

O drama vivido por mais de cem famílias no interior do município persiste. Após 25 anos de uso, o poço artesiano em Nova Santa Cruz secou e compromete o abastecimento de produtores rurais de Chapadão e localidades vizinhas. Faz dois dias que o Executivo transporta água por meio de um caminhão-pipa.

O problema foi informado ao governo municipal na segunda-feira, 26. Conforme a administração, a primeira providência foi encontrar uma empresa apta para levar água até os reservatórios. Segundo o secretário interino de Obras, Agricultura e Meio Ambiente, Silvio Dorneles, a Desentupidora Da Luz foi a única disponível para o serviço.

Após os “trâmites legais”, um caminhão-pipa levou, na quarta-feira, 28, cerca de 25 mil litros. De acordo com Dornelles, o veículo estragou durante uma das viagens, o que impossibilitou que uma maior quantidade fosse transportada. Após o conserto, mais 18 mil litros foram fornecidos ontem.

O governo promete intensificar o fornecimento nos próximos dias, com o uso de um hidrante com maior capacidade de vazão. Dornelles relata que os trabalhos para levar água às comunidades iniciam às 6h. O serviço deve permanecer durante o fim de semana, até que a perfuração do novo poço seja concluída.

“Vamos manter o fornecimento e o monitoramento da situação. Para toda a necessidade que eles tiverem lá, a gente vai dar o suporte necessário”, afirma.

Sobre a qualidade da água que é transportada pelo caminhão da desentupidora, o secretário interino assegura que os testes de potabilidade foram feitos, demonstrando que não há riscos para o consumo humano. Ele explica que o veículo da empresa tem dois compartimentos, um para água de fossas e outro para água potável, e apenas o segundo é utilizado.

“A população pode ficar tranquila porque foi feita análise da água e está tudo correto”, garante.

Perfuração

Para normalizar o abastecimento, aguarda-se a liberação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para a perfuração de outro poço. A expectativa é que o documento seja liberado hoje. Ao lado do antigo, o novo artesiano terá profundidade de 150 metros, com capacidade de extração de cerca de 76 m³ por dia.

Conforme o presidente da Associação da Água, Adelar Barkert, as mais de cem famílias afetadas esperam “ansiosamente” pela autorização para a construção do poço. Segundo ele, as comunidades ficaram “felizes” com o auxílio do governo municipal e têm esperança de que a partir de hoje a água chegue aos mais necessitados.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais