As inscrições para participar das oficinas do projeto Vivências em Cerâmica estão abertas para todos interessados a partir de hoje e se estendem até o dia 9. A atividade inicia no dia 19 de março, na Casa do Museu.
Segundo a ceramista Claudia Jung, que ministra a oficina, a atividade já existe faz cinco anos. Cada turma tem oito alunos e aulas de duas horas por semana. Além da comunidade, participam pacientes dos grupos de saúde mental do Hospital São José e do Posto de Saúde, e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras).
Ela explica que não são usados recursos elétricos, apenas manuais, estimulando os efeitos terapêuticos da produção de cerâmica. “A gente pensa mais no cunho terapêutico, não no estético.”
Além disso, o resultado dos trabalhos pode ser visto na própria cidade. Durante a Páscoa e Natal, são feitos adornos alusivos às datas. Na primavera do ano passado, por exemplo, foram instaladas 20 casinhas de passarinhos na árvore central da Praça Flores da Cunha.
Até então, não havia definido prazo para o aluno concluir a participação no projeto mas, diante da crescente procura, a tendência é que alguns critérios sejam estabelecidos.
As aulas semanais ocorrem às segundas-feiras, nos períodos da tarde e noite, e quintas-feiras pela manhã. As oficinas são gratuitas. As inscrições podem ser feitas pelo 3716-1166, ramal 211, ou na Casa do Museu, rua Visconde do Rio Branco, 604, centro.
Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br