Legislativo aprova verba para investir em reformas

Estrela

Legislativo aprova verba para investir em reformas

Cerca de R$100 mil será aplicado no recapeamento de ruas e estradas danificadas

Por

Legislativo aprova verba para investir em reformas
Estrela

Os vereadores aprovaram ajustes no orçamento da secretaria de Planejamento. Com a proposta, R$100 mil devem ser investidos na melhoria de vias públicas.

De acordo com o vereador Marco Wermann (PV), esse projeto vai ser usado para  direcionar recursos no recapeamento asfáltico. “Com essa verba será possível sanar problemas nas vias públicas geradas pelas chuvas e pelo desgaste.”

Uma das demandas destacadas pelo vereador Márcio Mallmann (PP) é melhorar via asfaltada em Linha Delfina. Segundo ele, o apontamento foi feito e a Secretaria de Obras se prontificou a providenciar o conserto. Ernani de Castro (PMDB) também disse que em Linha Lenz as ruas precisam de reparos.

Foi analisado proposta do vereador João Braun (PP) que sugere concessão para exploração publicitária dos espaços para iniciativa privada. Medida teve apoio de todos os parlamentares.

Com a medida, empresas devem construir novos abrigos dentro de normas pré-determinadas pela prefeitura. Em contrapartida a marca da empresa ou de produtos podem ser explorados nos espaços.

Pela proposta, uma licitação define as empresas que poderão explorar os abrigos. A sugestão foi feita pelos vereadores Norberto Fell (PPS) e Volnei Zancanaro (PR) durante análise das comissões. As vencedoras terão de custear a  construção  e se responsabilizar pela manutenção. Após concluída a obra deverá ser doada ao patrimônio público.

Segundo Braun, existem 25 paradas de ônibus em todo município. Segundo ele,  dois empresários manifestaram interesse em subsidiar as estruturas. Um arquiteto sugeriu concurso para desenhar os abrigos. “Essa iniciativa cria um nicho de mercado diferente e a prefeitura não tem o ônus de manter os espaços.”

O vereador Wermann sugeriu, além de implantar o novo abrigo, criar novos abrigos em alguns pontos. Segundo ele, em certos locais como no Bairro Pinheiros seria necessário ao menos mais dois pontos.

Alimentação saudável

O trabalho de educação alimentar desenvolvido no Cemai foi abordado pelo vereador Felipe Schossler (PTB). Na avaliação, dele essa é uma ação importante que vai levar qualidade de vida para crianças e famílias atingidas.

“As ações do município já visam aquisição de alimentos dos agricultores com preço justo e isso vem somar na saúde das pessoas que consomem  e no desenvolvimento do setor primário.”

A vereadora Débora Martins (PMDB)  destacou atividade semelhante promovida pelas Secretarias de Saúde e Educação. Segundo ela, a educação alimentar é um assunto desenvolvido por múltiplos setores.

Setor primário

O vereador Márcio Mallmann (PP) destacou reivindicações debatidas  durante a Festa do Colono e do Motorista. Entre os apontamentos estavam a ampliação do orçamento da agricultura. “Precisamos ampliá-lo para promover mais investimentos.”

Outra preocupação é quanto a expansão urbana.  “Essa discussão precisa ser feita para evitar que a abertura de loteamentos e de sítios possam afetar o desenvolvimento do setor primário.”

Cássia Colla: cassia@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais