Projeto leva debate político às escolas

Encantado

Projeto leva debate político às escolas

Vereadores criam Parlamento Jovem e projetam ações da rede municipal de ensino

Por

Projeto leva debate político às escolas
Encantado

Foi aprovado por unanimidade na sessão da segunda-feira a criação do Parlamento Jovem. O projeto de resolução legislativa é de autoria da presidente Jaqueline Taborda (PDT) com o apoio de Sander Bertozzi (PP).

A iniciativa quer proporcionar aos estudantes do município o exercício da cidadania vivenciando um processo eleitoral em todas as suas etapas. Assim, em cada escola interessada em aderir ao projeto, será realizada uma eleição entre os alunos.

Serão criados partidos políticos fictícios, em que cada um terá a sua convenção e serão escolhidos os candidatos. Eles apresentarão suas propostas aos demais colegas que escolherão o representante da escola. Além disso, em cada processo, serão explicadas as etapas de um processo eleitoral.

Conforme a presidente do Legislativo, Jaqueline Taborda, esse projeto surgiu de uma conversa com a juíza Jaqueline Bervian após a realização de uma audiência pública realizada em abril voltada a estudantes e a comunidade sobre os três poderes. A juíza falou de um projeto existente em Curitiba.

A partir daquela iniciativa da capital curitibana, a vereadora elaborou a proposta local em parceria com Bertozzi, que em 2013 tinha idealizado a Câmara Mirim. O projeto do vereador não foi colocado em prática e agora surge readaptado e reformulado com uma proposta que contempla o trabalho a ser realizado nas escolas.

[bloco 1]

Bertozzi destaca a importância do Parlamento Jovem para estimular e despertar novas lideranças. “Temos que ter novos líderes e nada melhor do que incentivar o voto sério e honesto, pois é nas escolas que surgem os futuros vereadores e prefeitos”, menciona.

Para a presidente do Legislativo, o projeto, apoiado por todos os vereadores, possibilitará uma maior integração com a comunidade escolar. “É uma forma de conscientização já que não se vê muita esperança na política atual. Conscientizar os jovens e crianças de uma política em que se analisa projetos e o caráter para se construir uma política diferente”, enfatiza.

Nesta semana, o Legislativo contata com todas as escolas para expor o projeto e convidá-las a participarem. Na próxima semana, a câmara de vereadores deve realizar uma reunião com todas as escolas interessados. A partir disso, serão definidos quantos vereadores serão eleitos em cada escola.

Após o processo eleitoral de cada educandário, cada vereador apadrinhará os 11 vereadores mirins eleitos e seus respectivos suplentes. Os jovens escolhidos serão empossados em outubro e participarão de uma sessão especial na Semana da Câmara em novembro.

Acompanhe
nossas
redes sociais