Câmara solicita informações sobre transferência da BR-386 ao DAER

Estrela

Câmara solicita informações sobre transferência da BR-386 ao DAER

Parlamentares temem que trecho fique fora do plano de concessão

Por

Câmara solicita informações sobre transferência da BR-386 ao DAER
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As incertezas relacionadas a transferência do trecho urbano da BR-386 entre Lajeado e Estrela voltou ao debate na sessão de ontem. Dois requerimentos foram protocolados pelo vereador Marco Wermann (PV) e solicitam mais informações sobre investimentos em manutenção ao Ministério dos Transportes e Secretaria Estadual de Transportes.

A preocupação dos parlamentares também é que o trecho fique fora do plano de concessão. “Nessa parte transitam 40% a mais de veículos na rodovia. Não podemos aceitar que fique de fora do plano. Se isso ocorrer será igual no passado, quando existia o pedágio e nenhuma obra foi feita.”

O temor também foi manifestado pelo vereador Felipe Schossler (PTB). Ele lembrou que nesta semana o grupo de trabalho volta a se reunir para discutir a proposta, mas questionou se o trecho será mantido no pacote depois de passar para responsabilidade do Estado.

Na semana passada o Ministério dos Transportes confirmou ao A Hora que caso a rodovia seja concedida por meio de edital o trajeto estará incluso e não ficará fora da proposta.

Centenário do Lions é tema da Tribuna

Ligia Hoss, falou sobre o centenário do Lions na Tribuna Livre na sessão de ontem. O convite para participação foi feito pelo vereador João Braun (PP). Durante apresentação abordou a consolidação do clube ao longo dos anos e as ações promovidas em todo planeta. A organização está presente em 212 países com mais de 400 clubes.

[bloco 1]

O primeiro trabalho foi voltado ao combate da cegueira e depois em formas de auxiliar portadores de deficiência. A organização estimula o engajamento de jovens. Em Estrela, o Lions atua desde 1958 e tem 46 associados.

“Participamos ativamente de ações voltadas a comunidade. Temos participantes em diversos setores. Firmamos parceria com Sesc onde recolhemos alimentos nos supermercados. Ano passado recolhemos mais de uma tonelada e direcionamos as doações para instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil.”

A organização participa da Multifeira e auxilia na venda de ingressos. Tem um trabalho focado na atenção ambiental e promovem separação de resíduos e dão destinação correta para produtos recicláveis.

Os recursos angariados com as ações são destinadas para auxiliar instituições. “Nestes últimos anos buscamos recursos para o Hospital Estrela. Pedimos apoio conseguimos verbas para viabilizar  instalação de um novo elevador no Hospital Estrela.” Em Estrela, o Lions ajuda a Liga de Combate ao Câncer, a Vovolândia São Pedro, Apae, Pousada da Criança, entre outras. Além disso auxiliou na complementação da merenda escolar.

[bloco 2]

Projetos aprovados

Três propostas foram apreciadas pelos vereadores. Uma delas autoriza o Executivo a contratar em caráter temporário um professor de Educação Infantil para substituição da professora Raquel Hofstaetter. Ela assume a direção da EMEI Cantinho do Lar, enquanto a titular está em licença saúde.

Outro projeto ajusta os valores de mamografia pagos pelo Poder Público para clínicas pagos aos profissionais especializados, clínicas, laboratórios e  hospital credenciados para prestação do serviço. De acordo com a vereadora Débora Martins (PMDB), com esse projeto o município conseguiu ampliar de 15 para 50 exames mensais. Isso foi possível a partir da municipalização da gestão plena de saúde.

Os vereadores aprovaram alterações na redação da lei que cria o Conselho Municipal de Políticas Culturais. As mudanças contemplam adequações exigidas pelo Conselho Nacional de Cultura. A medida também orienta os conselheiros na elaboração do Plano Municipal de Cultura.

A elaboração do documento deve ser feita nas próximas semanas.

Acompanhe
nossas
redes sociais