Inscrições do Enem encerram no dia 19

País

Inscrições do Enem encerram no dia 19

Processo foi aberto ontem e estudantes relatam problemas no site do Inep

Por

Inscrições do Enem encerram no dia 19
Brasil
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As inscrições para o Enem abriram ontem. Requisito para ingresso em programas como o Fies e o Prouni, o Enem deste ano passou por mudanças.

A taxa do exame custa R$ 82 e as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. Até o ano passado, o teste era em um fim de semana e custava R$ 68.

Estudante do 3o ano do Ensino Médio, Janaine Morais, 17, passou o dia de ontem tentando acessar a página do Inep para se inscrever. Segundo ela, houve quedas frequentes no sistema.

Com a intenção de alcançar uma vaga na rede pública ou acesso ao Fies, Janaine se prepara desde o início do Ensino Médio. No ano passado, prestou o exame para ter uma base de como funciona. “Também busco auxílio de vídeoaulas na internet e simulados.”

Conforme Janaine, a mudança na forma de aplicação da prova pode ser positiva, no sentido de permitir que os estudantes se preparem durante a semana para as matérias específicas de cada domingo. Mas prefere o modelo anterior. “Perdíamos apenas um fim de semana.”

O designer Felipe Castro, 26, desaprova a mudança nas datas. Segundo ele, uma semana não é suficiente para revisar o conteúdo de uma das provas, e a tensão aumenta. “Algumas pessoas ainda marcam a prova para cidades mais tranquilas, justamente para evitar tumultos. Com essa mudança, os candidatos terão de se deslocar duas vezes.”

Castro estuda em uma universidade particular. Com o exame, pretende conquistar vaga em uma instituição pública. “Fiz no ano passado para ver o grau de dificuldade. Obtive boa nota, mas, para os cursos que queria, teria de me mudar e sair do emprego.”

A estudante Carla Cristina Seltenreich, 22, faz a prova pela terceira vez. Ela também tem a intenção de sair da universidade privada ou conquistar uma vaga para o Prouni. Segundo Carla, a aplicação em dois fins de semana é positiva por ser menos cansativa.

Informações do candidato

Na inscrição, os candidatos devem fornecer o CPF e a data de nascimento. O Inep cruzará as informações com o banco de dados da Receita Federal, e o nome do participante e demais dados serão preenchidos de forma automática e não podem ser alterados.

Os inscritos devem informar telefones fixo ou celular, além de e-mails, para contatos do Inep. O estudante também terá que criar uma senha, de seis a dez caracteres. A senha será necessária para conferir o resultado do exame e para participar de processos seletivos do Sisu e Prouni.

Ao fim do preenchimento dos dados, será gerado um número de inscrição com o resumo das informações fornecidas. Até o término das inscrições, é possível atualizar dados de contato, mudar o município escolhido para as provas e a opção de língua estrangeira, além de solicitar atendimento especializado ou específico.

Mudanças do Enem

Como era

•Mesmo fim de semana – Desde 2009 até 2016, o exame era aplicado em um mesmo fim de semana, no sábado e domingo.

•Certificação – Prova garantia certificação de conclusão do Ensino Médio.

•Caderno de provas- No cartão de respostas, era necessário indicar a cor do caderno de questões. Se o item não fosse indicado, o exame era zerado. Cada cor de caderno tinha um gabarito diferente.

•Taxa de inscrição – Eram isentos estudantes do 3o ano do Ensino Médio de escolas públicas.

Como fica

•Domingos consecutivos – Exame será aplicado em dois domingos consecutivos: dias 5 e 12 de novembro.

•Fim da certificação – Para obter o certificado, adultos que não concluíram o Ensino Médio no período adequado terão que fazer o Encceja para ter direito ao diploma de conclusão.

•Caderno único – Cada caderno de provas terá impresso o número de inscrição e o nome do candidato na capa.

•Isenção – Inscritos no Cadastro Único também não pagam a taxa.

Acompanhe
nossas
redes sociais