Esperada faz mais de 15 anos, a edificação da ponte sobre o Arroio Saraquá ainda não começou. Um poste de propriedade da Certel Energia impede o início dos trabalhos no local. Há três semanas, o secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen, participou de ato solene no local. No dia, o assunto foi exposto para as autoridades, alertando que poderia ser empecilho à reposição do poste, único fixado do outro lado da via.
Conforme o secretário de Obras e Serviços Públicos de Lajeado, Cassiano Jung, o contato com os órgãos competentes para remoção do poste foi feito no dia 26 de abril. Segundo ele, os técnicos da Certel pediram o projeto da obra para analisar antes de removê-lo. “Só então darão um prazo para retirada do poste.”
Orçada em R$ 1 milhão, a ponte do bairro São Bento é uma reivindicação antiga da comunidade devido à periculosidade e aos diversos acidentes no local. Depois de o Daer solicitar novas mudanças na proposta de duplicação da ponte sobre o Arroio Saraquá, a obra ficou orçada em R$ 870 mil.
A proposta firmada no mês passado era de que os trabalhos ficariam prontos em, no máximo, 130 dias, mas, conforme o contrato firmado com a Construtora Premold, há uma previsão de até oito meses de serviços.
Um morador próximo à ponte afirmou que as autoridades utilizaram uma rocha em frente à casa para assinar. “De nada adiantou. Estamos aqui esperando. Só acredito quando estiver pronta, pois isso já virou novela.”
A nova ponte deve ter 30 metros de comprimento e 12 de largura, com capacidade para suportar até 45 toneladas. Após a conclusão, a estrutura antiga, construída faz mais de 40 anos e hoje com capacidade para 36 toneladas, será reforçada para também atingir o limite de 45 toneladas.
Sem parar trânsito
O Daer e os governos do Estado e de Lajeado não preveem interrupções no trânsito durante as obras. A ponte antiga continuará aberta para os veículos. O projeto reiniciado em abril foi desenvolvido em 2011 pela administração municipal.
Passou por ajustes de preços e, durante o governo do ex-prefeito, Luís Fernando Schmidt, houve a tentativa de aprovar proposta que previa a demolição da ponte antiga e a construção de duas passagens novas. Contudo, o custo alcançaria R$ 2 milhões.
Histórico da ponte na ERS-413
• 2002 – O governo do Estado finaliza o asfaltamento de toda a extensão de 11 quilômetros da ERS-413, entre Lajeado e Santa Clara do Sul, sem o devido alargamento da ponte.
• 2010 – Em julho, o processo para licitação do alargamento da ponte é elaborado pelo Daer. Em seguida, o projeto foi encaminhado à Central de Compras do Estado (Cecon). Em novembro, o governo do Estado confirma R$ 542,9 mil para duplicar a ponte. Mas não houve autorização para o início da obra.
• 2012 – O então secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Beto Albuquerque, visitou a região e prometeu para maio o início das obras.
• 2013 – O Daer informou o município sobre erros no projeto licitado, e cancelou a obra. O governo de Lajeado inicia as tratativas para conveniar com a autarquia um novo projeto para a passagem.
• 2015 – Em setembro, os moradores próximos ao local bloquearam a via por uma hora como forma de protesto pelo atraso na conclusão do processo.
• 2017 – Em abril, o governo estadual assinou a ordem de serviço para o início da obra. Passadas três semanas, a construção ainda não começou.