Alguém  te representa?

Opinião

Fernando Weiss

Fernando Weiss

Diretor de Mercado e Estratégia do Grupo A Hora

Coluna aborda política e cotidiano sob um olhar crítico e abrangente

Alguém te representa?

Por

Daqui a 17 meses, eu, você e mais 200 milhões de brasileiros voltaremos às urnas para escolher o próximo presidente da República. Durante o último feriadão, o Instituto Datafolha publicou pesquisa sobre a cotação dos possíveis candidatos em 2018.
O cenário é aterrador. Um olhar para a esquerda e outro para a direita mostra pouca luz no fim do túnel. Dos quase dez nomes citados, nenhum, absolutamente nenhum, me representa. É mais do mesmo.
Luiz Inácio Lula da Silva é apontado como chefe do governo campeão no quesito corrupção, mas, ao mesmo tempo, lidera a corrida presidencial. Depois, vem Jair Bolsonaro, que dispensa comentários, seguido de Marina Silva, João Dória, Ciro Gomes e por aí vai.
Imagina-se que boa parte da população considere todo político ladrão. Essa generalização já ficou evidente em pesquisas anteriores que mediram o grau de confiança do público sobre seus representantes políticos. Exagero e injusto, além de preconceituoso.
Pressupõe-se, diante desse cenário, que a fatia dos eleitores que quer votar em Lula pensa algo parecido: Lula pode ser corrupto, mas é “nosso corrupto”. Se todo político, na visão popular, é ladrão, então, o voto vai para o político mais próximo do povão, na linguagem, nas origens (ainda que Lula tenha se afastado delas durante o poder) e no fato de que seu governo melhorou a vida de uma parcela da população. Se ralou com as outras parcelas, não importa.
Sua relação e atuação na Lava-Jato não é menor do que de outras velhas raposas, como Aécio Neves, Michel Temer, etc. Ainda assim, goza de um prestígio surpreendente. Pelo visto, se é apontado como corrupto, paciência. Os outros também não o são?
E assim, a música vai tocando até outubro do próximo ano.


Leandro Vuaden (c) concorrerá a uma vaga na Assembleia Legislativa do RS

Leandro Vuaden (c) concorrerá a uma vaga na Assembleia Legislativa do RS

Vuaden para deputado

Escalado para apitar a final do campeonato gaúcho do próximo domingo, o árbitro de futebol, Leandro Vuaden, assinou ficha partidária no PR de Estrela. A oficialização ocorreu nessa segunda-feira, articulada por Joel Mallmann e Eduardo Wagner.
Aos 41 anos, Vuaden é pré-candidato a deputado estadual no Vale do Taquari. Conhecido estado e país afora pelo mundo esportivo, o árbitro representa um novo modelo de político, sem vícios nem manchas. Com Vuaden, a disputa regional à Assembleia Legislativa ganha um nome de peso. Em 2014, Gabriela Markus (com o prestígio de miss) fez expressivos 26 mil votos ao parlamento gaúcho.


PrintO valor da imprensa

Em meio à overdose de informação (ou desinformação) vinda de todo lado, a imprensa tradicional se ergue como ferramenta indispensável e intransponível para a sociedade. No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado hoje, jornais e meios de comunicação tradicionais reforçam seu papel e seu compromisso de servir como curador da informação, levando ao seu público conteúdo confiável e de credibilidade.
Ao mesmo tempo, reforçam campanhas (acima, publicada em Zero Hora e nos grandes jornalões do país) que alertam para as mentiras e falsidades que aniquilam a confiabilidade sobre as redes sociais. Viva a imprensa livre, responsável e comprometida com a verdade.

Acompanhe
nossas
redes sociais