A utilização da cultura e da arte como forma de movimentar a economia dos municípios será o mote do Arte na Universidade, evento que ocorre durante toda a quinta-feira, na Univates.
Uma das primeiras vezes em que o tema foi debatido foi no Pensar o Vale de 2015 ocorrido durante a Construmóbil.
Após o assunto ser levantado, o A Hora, em parceria com a Univates e a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Taquari (Seavat), decidiu ampliá-lo e criar o Projeto Cidades em Pauta, que faz parte do mote abordado no Pensar O Vale.
O primeiro passo será o debate Cidades Criativas, que encerra o Arte na Universidade. A iniciativa pretende aproximar a comunidade das discussões sobre a urbanização e o futuro das cidades.
Neste primeiro momento, foram convidados quatro especialistas para participar do debate que inicia às 19h15min.
Eles apresentarão modelos considerados exemplos de urbanização no país e no mundo, especialmente aqueles que conseguiram utilizar a arte como forma de interação social e desenvolvimento econômico.
Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS, Adriana Carolina Broilo será uma das participantes do evento. Ela defende que a ocupação dos espaços públicos por artistas e suas obras deve ser uma constante das administrações públicas. “Gostaríamos de abordar como pensar espaços para que sejam apropriados a atividades artísticas e culturais.”
Adriana considera como grande desafio unir arquitetura prática com a ocupação dos locais por parte da população. ”Precisamos achar uma forma de integrar duas atividades, devolver a arquitetura da cidade e deixar ela apropriada a esses eventos.”
Ela cita como exemplo o caso de Estrela, onde a reforma da Escadaria permitiu a realização de eventos culturais e a retomada de visitações. Logo após a finalização das obras, a comunidade iniciou um projeto de ocupação do espaço urbano, que culminou com o Arte na Escadaria, evento que ocorre uma vez por mês às margens do Rio Taquari.
Na avaliação dela, as ações do Arte na Escadaria só foram possíveis porque o espaço foi pensado desde o projeto para ser ocupado por artistas variados. “Queremos falar como uma revitalização pode prever essa ocupação humana do local.”
Especialistas acreditam que a ocupação do espaço público gera uma necessidade natural de outros serviços, movimentando, assim, toda a economia da cidade. “Quanto mais pessoas utilizando a cidade, e a transformando em um espaço humano, menos medo as pessoas terão de estar circular em grupos”, diz Adriana.
Outros dois encontros do Cidades em Pauta já estão previstos. O próximo deve ocorrer durante a Semana do Ambiente, em junho, e debaterá a questão ambiental nas cidades.
[bloco 1]
Debatedores
Adriana Carolina Broilo – Arquiteta e urbanista e mestre em Arquitetura pela UFRGS na linha de pesquisa em Teoria, História e Crítica da Arquitetura.
Marcelo Arioli Heck – Arquiteto e urbanista e mestre em Planejamento Urbano e Regional e doutorando em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS. Professor da Univates.
Patrícia Pedotte – Arquiteta responsável pela restauração da Escadaria de Estrela, também integrou o grupo de organização do evento Arte na Escadaria.
Marcos Datsch – Escultor autodidata, faz esculturas em concreto, metal, madeira, pedra, entre outros suportes.
Ney Arruda Filho – Mestre em Direito pela Unisinos e especialista em Direito Civil, Comercial e Societário. Foi professor universitário e pesquisador (Univates) e julgador do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS. É vice-presidente do Observatório Social de Lajeado e ocupa a cadeira 21 da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat). Possui uma coluna semanal no A Hora com foco na essência humana, tratando de temas desafiadores, aliada à visão jurídica.
Negócios em Pauta
A próxima edição do workshop Negócios em Pauta ocorre em Teutônia amanhã, 26. O evento inicia às 19h30min, no auditório 3 da CIC Teutônia. A convidada é Rosilene Biveu Doehl Knebel, que abordará o tema Indicadores de Gestão.
Formada em Economia e pós-graduada em Administração Financeira, Rosilene tem mestrado em Administração com ênfase em Finanças e atua como gerente de operações da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo. As inscrições podem ser feitas pelo [email protected] ou 3709-2798. A participação é gratuita e aberta a pessoas físicas, desde que vinculadas a uma empresa ou entidade.