Chocolate: fonte de prazer e renda

Culinária

Chocolate: fonte de prazer e renda

O prazer de preparar guloseimas se alia ao período de Páscoa e se torna oportunidades de aumentar a renda. Com a ajuda da família, e da internet, profissionais de diversas áreas apostam na produção de ovos artesanais.

Por

Chocolate: fonte de prazer e renda
Vale do Taquari

O servidor público Lucas Ahne, 23, estava acostumado a sentir no paladar o gosto do chocolate. Amargo, preto, branco, ao leite, crocante, enfim, de todas as formas, o produto era garantia de prazer.

O mesmo acontecia quando ele dedicava algumas horas do dia para cozinhar. Sempre buscava receitas na internet a fim de fazer algo diferente.

Neste ano, próximo da Páscoa, instigado e auxiliado pela namorada Suhelen da Mota Gomez, 23, ele decidiu unir as duas paixões. Há cerca de um mês, o casal produz ovos de chocolate artesanais. “Gostamos da cozinha, e queríamos ter feito no ano passado. Agora nos adiantamos.”

Fazem ovos de colher, por considerar que o produto é um diferencial no mercado. “Contém mais chocolate que os ovos industrializados, a um preço semelhante.”

Os primeiros exemplares foram entregues aos amigos. E, de cara, conquistou os paladares. Antes da Páscoa, tiveram mais de 30 encomendas. Para o fim de semana da data, são outras cem.

“Divulgamos entre os conhecidos. Depois colocamos no Facebook, e choveu interessados.” O preparo é feito na casa de Suhelen, só nas horas vagas.

Como ambos trabalham durante o dia, e estudam à noite, os doces são feitos após às 22h. “Às vezes ficamos até de madrugada fazendo”, comenta.

Cada ovo custa em torno de R$ 40. Dinheiro que já tem destino certo. O casal planeja viajar para Porto de Galinhas na metade do ano. “É uma forma de garantir um valor extra, para aproveitar mais. Está sendo muito legal ver este retorno.”

Michelli Guerhardt aposta na variedade de sabores. Já faz 25 tipos de ovos

Michelli Guerhardt aposta na variedade de sabores. Já faz 25 tipos de ovos

De vendedora à cozinheira

Michelli Guerhardt era profissional de vendas, e ficou desempregada. No fim de 2015, enxergou nos doces a oportunidade de mudar de ramo. Desde o ano passado, faz ovos de chocolate artesanais e conquistou diversos clientes.

Neste ano, oferta 25 sabores. Começou a receber encomendas no mês passado. Para atender a todos, depende da ajuda da mãe e do marido. “Os pedidos de doces praticamente triplicam em relação ao restante do ano”, comenta.

Ela faz questão, inclusive, de atender os pedidos de última hora. Isso porque, além de ter maior retorno financeiro, considera que participar de momentos como a Páscoa é gratificante.

“Eu fico pensando que de certa forma eu vou estar fazendo parte de um momento bom em cada família. Então cada pedido tem muito mais carinho nos detalhes.”

Faça você mesmo

A facilidade de produzir os ovos em casa foi um dos motivos que levou Ahne e Michelli a apostar no chocolate. Conheça algumas receitas dessas delícias que podem ser feitas na semana que antecede a Páscoa.

Ovo de colher com recheio Dois Amores – receita de Michelli Guerhardt

• Ingredientes

Ovo
170 g de chocolate em barra (marca Nestlé Blend)

Recheio de brigadeiro
– 300 ml de leite condensado
– 150 g de chocolate em pó
– 1 colher de margarina
– 300 ml de leite condensado
– 150 g de coco
– 1 colher de margarina

• Modo de preparo

Casca: derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Cuide para que não haver contato com água ou vapor. Despeje em formas de ovos – encontradas em lojas especializadas – tire o excesso e deixe no congelador por 15 minutos.

• Recheios

Brigadeiro: misture o leite condensado, o chocolate em pó e a margarina na panela. Em fogo brando, mexa até desgrudar do fundo.
Beijinho: misture o leite condensado, o coco e a margarina na panela. Em fogo brando, mexa até desgrudar do fundo.

• Finalização: no interior da casca, despeje os recheios. Um em cada lado. Para enfeitar, faça bolinhas com cada um dos recheios e cubra o ovo.

Ovo branco crocante

•Ingredientes

– 75 g de açúcar
– 1 colher (chá) de margarina
– 50 g de amendoim sem pele ou castanha de caju
– 500 g de chocolate branco derretido

•Modo de preparo

Crocante: em uma panela média, coloque o açúcar, a margarina e leve ao fogo, mexendo sempre até formar uma calda caramelada. Retire do fogo, acrescente o amendoim ou a castanha de caju e misture bem.
Espalhe a mistura sobre uma assadeira grande untada com margarina. Depois de fria, leve-a para bater no processador de alimentos ou simplesmente quebre, usando um martelinho de cozinha. Reserve.

Casca: derreta o chocolate branco conforme as instruções da embalagem. Com uma colher, espalhe uma camada do chocolate derretido em uma forma para ovo de 500 g. Leve à geladeira para secar por apenas 2 minutos. Espalhe outra camada de chocolate e leve novamente à geladeira por mais 2 minutos. Misture o crocante ao chocolate restante e espalhe a terceira e última camada.

Deixe na geladeira por mais 30 minutos. Embale em papel-chumbo.

Acompanhe
nossas
redes sociais