Hoppe anuncia  saída do PT

Lajeado

Hoppe anuncia saída do PT

Mudança será na janela de trocas

Por

Hoppe anuncia  saída do PT
Lajeado

Presidente da câmara em 2016, Heitor Luiz Hoppe deixará o Partido dos Trabalhadores (PT) até o próximo ano. A perda de credibilidade da sigla devido às suspeitas de corrupção é o motivo alegado.

Na avaliação de Hoppe, a imagem nacional do partido foi determinante para que ele não fosse eleito no ano passado. “O que tirou a minha eleição foi a imagem nacional do partido.” Hoppe recebeu 546 votos no pleito de 2016, 232 a menos do que em 2012, quando foi eleito vereador.

Afirma estar insatisfeito com os escândalos envolvendo dirigentes  da sigla. “Não estou me sentindo confortável dentro do PT devido à Lava-jato e outros casos de corrupção.”

Hoppe considera a mudança fundamental para viabilizar a carreira política.

Propostas em análise

Sem citar nomes, Hoppe garante ter as portas abertas em diversas legendas, inclusive algumas contrárias ao PT. Ele considera natural a saída para uma sigla de um campo ideológico diferente. “Não tenho essa dificuldade, tenho convite de vários partidos e estou estudando.”

Poder influenciar nos rumos do partido é um dos pontos levado em consideração. “Não adianta ir para um partido e ficar alijado de qualquer decisão.”

No momento, Hoppe analisa a oferta de uma função em âmbito estadual para escolher o destino. “Não quero que pareça que estou apegado ao cargo, é o contrário, eles estão me acenando com uma participação em algum projeto.”

Caso recuse a oferta, Hoppe sairá na próxima janela eleitoral, prevista para 2018, evitando assim perder a suplência de vereador.

Saída em grupo

A crise vivida pelo PT pode gerar outras deserções nos próximos meses. Segundo o presidente municipal do partido, Ricardo Ewald, uma decisão nesse sentido pode ser tomada após o Congresso Nacional, marcado para junho.

“Depois do Congresso, vamos tomar uma decisão, e quiçá uma decisão em coletivo, ninguém vai sair de forma individual”, afirma Ewald. De acordo com o presidente, o grupo exige que o partido comece a punir integrantes envolvidos em corrupção. “Queremos que comece a fazer a faxina lá por cima, porque não tem ninguém do PT do RS envolvido nessas denúncias.”

Esse grupo já articula a campanha eleitoral de 2022. “Temos uma pessoa hoje que pode ser candidata a prefeito que tem uma grande aceitação. Essa pessoa que estamos cercando para tomar a decisão coletiva e lançar para disputar a prefeitura”, afirma Ewald.

Quanto às saídas individuais, Ewald considera um processo natural devido à imagem da legenda. Ele também culpa a falta de ideologia de alguns integrantes. “Algumas pessoas eram CCs na prefeitura e estavam lá por interesses particulares, não por ideologia.” Mesmo sabendo desse cenário, o presidente foi pego de surpresa ao saber da saída de Hoppe.

Acompanhe
nossas
redes sociais