Governo abre sindicância para apurar dano em ponto eletrônico

Você

Governo abre sindicância para apurar dano em ponto eletrônico

Servidor teria inutilizado equipamento do Parque de Máquinas

Por

Vale do Taquari

Cruzeiro do Sul – A administração municipal instaura sindicância interna para apurar estragos causados ao ponto eletrônico instalado no Parque de Máquinas. O município suspeita que algum servidor lotado na repartição tenha inutilizado o equipamento, usado para registrar o horário de entrada e saída do serviço.

Crédito: Anderson LopesO procedimento começou na semana passada, quando o aparelho foi danificado. O Executivo registrou ainda boletim de ocorrência policial sobre depredação do patrimônio público. De acordo com o governo, o responsável teria utilizado um objeto metálico, em princípio uma chave, para riscar o vidro onde é feita a leitura biométrica – local onde os servidores são identificados por meio da impressão digital.

O fato irritou o prefeito César Leandro Marmitt, que determinou imediata abertura da sindicância. “Antigamente havia casos de funcionários que batiam o cartão de outros que, muitas vezes, nem apareciam no trabalho.”

Para restringir tal prática, o ponto biométrico foi instalado ainda em 2014 no Parque de Máquinas. Neste ano, um equipamento também foi posto no setor administrativo. “Instalamos o ponto para evitar esse tipo de situação e moralizar o serviço público, pago com o dinheiro dos contribuintes.”

De acordo com o prefeito, o ato de vandalismo custará R$ 900 ao erário. Com exceção de Marmitt e dos secretários, todos os servidores, inclusive CCs, devem registrar o horário de chegada e de saída nas repartições públicas. Infelizmente os atos de um ou dois acabam manchando o nome do funcionalismo, pondera o gestor.

Segunda investigação em um mês

Na primeira quinzena de junho, a administração municipal instaurou sindicância após intervenção do Ministério Público de Lajeado (MP). A Promotoria pediu esclarecimentos do governo sobre suposta fraude no concurso público para motorista.

Na véspera das provas práticas, dia 12 do mês passado, um candidato flagrou quatro outros proponentes à vaga reunidos na área da cascalheira, onde dois deles estariam treinando com um caminhão da Secretaria de Obras.

O fato foi registrado em filmagens, entregues ao MP. Nas cenas, aparecem uma mulher e outro homem manobrando um caminhão com o logotipo da prefeitura em uma baliza improvisada com pedras. Eles estavam acompanhados do motorista do veículo.

O procurador jurídico do Executivo, advogado Fábio Gisch, aponta que a sindicância foi concluída nesta semana. Antes de ser entregue à Promotoria, precisa ser homologada pelo prefeito Marmitt.

Acompanhe
nossas
redes sociais