Semana valoriza inclusão na sociedade

Você

Semana valoriza inclusão na sociedade

Atividades aproximam famílias e usuários das Apaes

Lajeado – Para divulgar o trabalho feito pelas Apaes e aproximar a comunidade, as entidades de todo país iniciaram ontem a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A programação diferenciada, com atividades voltadas aos alunos, famílias e profissionais, estende-se até o dia 28.

01Em Lajeado, a abertura das atividades iniciou ontem, com um café da manhã às famílias e autoridades dos 11 municípios atendidos. A direção apresentou as instalações e serviços oferecidos aos 230 alunos-pacientes, e destacou a importância da equipe de trabalho, que é formada por mais de 50 pessoas.

Com o tema “Construindo uma história de igualdade e de oportunidade para todos”, a diretora Ana Paula Müller, cita a importância da instituição, ao oferecer as mesmas oportunidades de educação, saúde e assistência social às pessoas com deficiência. “A inclusão perpassa pela aprendizagem”, reforça.

Ana Paula relata também o constante aperfeiçoamento dos professores e clínicos, visando a melhora na qualidade dos serviços prestados. Entre as atividades, propostas nesta semana, destaca o 10° Encontro dos Profissionais das Apaes do 8° Conselho, na próxima terça-feira. O evento inicia às 9h, na Acil.

O presidente da entidade, Roberto Heemann, agradece o trabalho realizado por voluntários, proporcionando o atendimento dos alunos e pais – 96% deles oriundos de famílias carentes. Convida toda a comunidade a participar das atividades e conhecer a instituição.

Apoio incondicional

Mãe de um jovem com síndrome de Down e altismo, a lajeadense Nelci Schneider, 59, elogia o trabalho feito pelos profissionais da Apae. A família recebe acompanhamento há 19 anos, desde o primeiro mês de vida do filho Leonardo. “Faz toda diferença na vida dele”, diz.

Relata as dificuldades iniciais em compreender a deficiência, entender as mudanças de comportamento e formas de lidar com diversas situações. Ao mesmo tempo, cita o apoio incondicional da entidade. Apoio que, segundo ela, não seria o mesmo em uma escola regular.

Outras mães, como a cruzeirense Veridiane Allebrandt, 33, mantém os filhos em duas instituições, devido à distância. Há um ano, ela leva o filho de 4 anos duas vezes por semana, para receber acompanhamento de profissionais. No restante dos dias, ele estuda em uma escola de Educação Infantil.

Programação

22/08 – Escola aberta à comunidade, nos turnos manhã e tarde;

25/08 – Sessão de cinema com pipoca no salão de eventos, para os alunos;

26/08 – 10º Encontro dos profissionais das Apaes do 8° Conselho, em Lajeado;

27/08 – Visita à sala multissensorial (Snoezelen), na Apae de Marau/RS;

– Programação recreativa com Rádio Encanto FM para os alunos no turno da tarde;

28/08 – Roda de conversa com neuropediatra da Apae Lajeado, Cristiano Firpo Freire;

21 a 28/08 – Mostra Pedagógica da Apae, no refeitório da escola.

Acompanhe
nossas
redes sociais