Vale do Taquari – O Conselho Regional dos Pedágios (Corepe) recebeu mais de 65 reivindicações por obras nas rodovias da região. Acesso a municípios lideram a lista, divulgada ontem em reunião na CIC de Teutônia. Parte dos itens integrará as prioridades da EGR.
Dos nove projetos já selecionados no primeiro ano, apenas a obra no bairro Boa União de Estrela está em andamento. Em paralelo, a estatal reformou trechos das ERS-129 e 130. A falta de engenheiros na EGR e o comprometimento dos valores arrecadados nas praças podem atrasar os demais projetos.
Para evitar acúmulos, o diretor Luiz Carlos Bertotto refaz a promessa de contratar novos profissionais. Cita também o saldo de R$ 9 milhões resultante das três praças de pedágio – Cruzeiro do Sul, Encantado e Boa Vista do Sul. “Temos ainda cerca de R$ 5 milhões para gastarmos com as prioridades definidas”, afirma.
Segundo o presidente do Conselho, Luciano Moresco, nem todos os municípios encaminharam as demandas. Apenas quatro ou cinco das mais de 65 sugestões apresentadas integrarão as prioridades. A escolha ocorre na próxima reunião, em 27 de agosto, às 9h, na câmara de Venâncio Aires.
Antes disso, o grupo tem novo encontro para tratar das faixas de domínio. A discussão com a EGR ocorre no dia 18, às 10h, em Porto Alegre.
Situação dos primeiros pedidos
Dentre as nove prioridades entregues à EGR até então, além da obra no bairro Boa União, a mais adiantada é a reformulação do trevo do Posto Peteba, em Encantado. O trecho liga a ERS-129 à ERS-332, em direção a Arvorezinha.
Segundo diretor técnico da EGR, Manoel Freitas, o projeto executivo foi finalizado e passa pela análise orçamentária, para posterior licitação. Mesmo assim, não estipula prazos para a execução da rotatório no local.
Quanto à rótula de acesso a Arroio do Meio, Freitas cita a colocação de sinaleira como inviável. Sugere o alongamento da rótula, já em estudo. O mesmo ocorre com o trecho a Venâncio Aires, entre a RST-453 e a rua Voluntários da Pátria.
A abertura de uma rua lateral em Cruzeiro do Sul, próximo ao CTG Pagos, e as obras no trevo de acesso à BR-Foods pela ERS-413, em Lajeado, continuam em análise. Já o projeto de rotatória no acesso a Boa Vista do Sul precisará ser refeito pelo município. Para mudanças na rótula de acesso a Westfália, o Executivo enviará o projeto digitalizado à estatal.
15 lombadas eletrônicas
O Corepe entregou à EGR pelo menos 15 pedidos de lombadas eletrônicas, repassados pelos municípios. Entre os trechos solicitados, aparece a ERS-128 (Via Láctea), incluída ao órgão há um mês. O vice-prefeito de Teutônia, Evandro Biondo, relata a necessidade dos redutores em pelo menos três dos acessos aos bairros. Com a medida, espera pela redução do número de acidentes nos cruzamentos da rodovia.
Segundo Bertotto, a estatal instala apenas sinalizações. Ele se compromete em repassar os pedidos ao Daer, responsável pela licitação dos equipamentos. Relata o aumento de exigências estaduais, o que pode atrasar ou impedir a instalação.