O livro nunca perderá espaço, diz patronesse

Você

O livro nunca perderá espaço, diz patronesse

Feira foi aberta ontem no Centro de Reservistas

Santa Clara do Sul – O lançamento de livro com linguagem voltada ao público infantil contando a história da cidade é um dos destaques da 13ª Feira do Livro e 6ª Mostra Pedagógica. A abertura da feira ocorreu na noite de ontem, em evento que teve apresentações artísticas, musicais e um encontro com a escritora infantil Léia Cassol.

03Escrito por Tiago Deitos, o livro Aventura na Cidade das Flores remonta fatos históricos de Santa Clara do Sul desde a época dos índios, passando pela chegada dos imigrantes europeus até hoje. Entre os momentos marcantes está a vitória dos moradores da cidade sobre os maragatos invasores, na época da Revolução Federalista.

Também está relatada a construção da Igreja São Francisco Xavier e do Centro Cultural, a emancipação da localidade e a criação do novo centro administrativo. Além das histórias, as 16 páginas da publicação com jogos pedagógicos relacionados ao texto. São pinturas, caça-palavras, cruzadinhas entre outras atividades lúdicas.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Gilmar Hermes, o livro busca fazer com que as crianças compreendam a história do município e passem a valorizar o local em que vivem. É um resgate que vai permitir uma melhor vivência do presente, diz. É o segundo livro publicado.

Além do livro, também foi lançada a primeira edição jornal Santa Clara Mais Leitor. Elaborado pelas escolas da cidade, o periódico divulga informações escolares e da comunidade, além de ser ferramenta que ajuda a desenvolver talentos na produção literária e jornalística.

O jornal é colorido, com oito páginas e tiragem de quatro mil exemplares. Mil deles serão distribuídos durante a feira e o restante circula nos municípios do G8. A segunda edição deve ser publicada ainda este ano.

Homenageada tem 30 livros publicados

A patronesse da Feira é a escritora e contadora de histórias Léia Cassol. Natural do Paraná, mora no Rio Grande do Sul há 18 anos e publicou mais de 30 livros voltados para o público infanto-juvenil. Ela recebeu prêmios de destaque cultural na Semana Farroupilha de 2006 e 2007 e nas feiras do livro de Porto Alegre em 2007 e 2008.

A escritora acredita que o livro nunca vai perder lugar na vida das crianças, mesmo com a popularização dos aparelhos eletrônicos. O essencial é que pais e educadores disponibilizem livros tanto quanto os tablets, celulares ou computadores, afirma. Segundo ela, a melhor maneira de incentivar a leitura é contando histórias desde o início da infância.

Outra novidade da feira deste ano é a biblioteca itinerante. Instalada dentro de um ônibus, ela circula pela cidade durante os três dias de evento, ofertando diversos livros à sociedade.

Em paralelo ao evento haverá Mostra Pedagógica reunindo os cinco municípios do G8 que participam do programa de formação de professores realizado na Faculdade La Salle, em Estrela. Cada cidade mostrará o conteúdo desenvolvido com os estudantes a partir da qualificação que tratou da relação entre família e escola.

O evento segue amanhã, com exposição de 15 mil obras relacionadas à literatura infantil, infanto-juvenil, adulta e estrangeira, da Livraria Armazém. Outras atrações previstas são as palestras dos escritores Sérgio Napp e Angélica Rizzi, apresentação de peças teatrais, jogos educativos, show de talentos locais, apresentações musicais e o 4º Concurso de Declamação e Criação de Poesias.

Acompanhe
nossas
redes sociais