Conserto de sinaleiras ocorre na sexta-feira

Você

Conserto de sinaleiras ocorre na sexta-feira

Perigo é constante na avenida mais movimentada

Lajeado – O trecho da av. Alberto Pasqualini entre o trevo da BR-386 e a rua Washington Luis permanece confuso. As alterações que iniciaram em 2012 ainda não solucionaram o problema do tráfego intenso no local. Falhas constantes em pelo menos três semáforos tornam o caminho inseguro e os riscos de acidentes são iminentes. Departamento de Trânsito anuncia melhorias para sexta-feira.

01Ontem à tarde, três semáforos estavam desligados entre as ruas Washington Luis e o Supermercado Maxi. Desorientados, motoristas saíam das ruas transversais e cruzavam a av. Alberto Pasqualini em meio ao tráfego intenso de veículos em ambos os sentidos. Por vezes, paravam no meio da via para aguardar a passagem dos carros que trafegavam na preferencial.

O problema ocorre há meses. Conforme o diretor do Departamento de Trânsito, Euclides Rodrigues, o conjunto de semáforos seguirá desligado neste feriado de Corpus Christi. O conserto deve iniciar apenas na sexta-feira. “O problema é pior do que imaginávamos, e persiste há anos naquele local.” Mesmo com os serviços agendados para amanhã, ele acredita que a solução é trocar os aparelhos.

Segundo Rodrigues, a equipe pretende trocar o controlador das sinaleiras. Informa que um raio atingiu o sistema durante a chuva da semana passada, queimando parte dos equipamentos. As novas peças estão sendo compradas pela administração municipal, mas sem previsão para serem entregues. “Talvez seja necessário um processo licitatório.”

Os frequentes problemas registrados em semáforos da cidade resultam da diferença entre os fabricantes das peças. Conforme Rodrigues, o controlador não é do mesmo fabricante do grupo focal dos equipamentos. Diz que a administração pretende substituir as atuais lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED. “Os controladores que medem o tempo dos sinais são de uma empresa. Já os grupos focais, que proporcionam a iluminação, são de outra companhia.”

As queixas em relação aos semáforos intermitentes ocorrem no centro também. Na esquina da av. Benjamin Constant com a rua Pinheiro Machado os problemas são constantes. É comum o aparelho ficar durante boa parte do dia apenas com a luz amarela piscando. O ponto é muito utilizado como travessia para pedestres.

novos semáforos

Estudos realizados pela equipe do Departamento de Trânsito projetam novos pontos com semáforos na cidade. Um deles será instalado na esquina da av. Benjamin Constant com a rua Irmando Weischeimer, nas proximidades do Corpo de Bombeiros, no bairro Montanha.

O local é a principal ligação entre o bairro e o centro, e também é utilizado como acesso ao município para quem trafega pela ERS-130. Com o prolongamento da avenida, o movimento de veículos aumentou de forma considerável nos últimos meses.

Segundo Rodrigues, a intenção é realizar outras alterações naquele trecho de pista dupla da avenida. Além do semáforo, que deve ser instalado no próximo mês, o Executivo também planeja uma nova ligação entre a via e a rodovia estadual. A possibilidade mais concreta é a abertura de um novo braço junto à ERS-130, no lado direito de quem trafega no sentido Lajeado-Venâncio Aires.

Acompanhe
nossas
redes sociais