Programa oferece habilitação gratuita

Você

Programa oferece habilitação gratuita

Estado disponibiliza 7 mil vagas para pessoas com renda familiar de até três salários

Vale do Taquari – Gaúchos de baixa renda podem participar da segunda edição do programa CNH Social, que disponibiliza sete mil habilitações gratuitas. As inscrições abriram ontem, vão até 4 de julho e podem ser realizadas em todos os CFC’s.

02O programa disponibiliza serviços de primeira habilitação, adição e mudança de categoria. O candidatos podem escolher apenas uma categoria e as vagas serão distribuídas por sorteio. A primeira edição, realizada no fim do ano passado, beneficiou 150 pessoas no Vale do Taquari.

Os sorteados terão isenção em todas as taxas para os serviços de habilitação, exames médicos e psicológicos, curso teórico-técnico, aulas em simulador, curso prático com locação de veículos e provas.

Candidatos que não passarem em qualquer dos exames poderão refazê-los sem pagar uma única vez. Está garantido um acréscimo de oito aulas práticas aos reprovados no exame de direção.

Podem se candidatar maiores de 18 anos que residem no Estado há pelo menos dois anos e tenham renda familiar mensal de até três salários mínimos (R$ 2,172). Desempregados há mais de dois anos devem ter renda familiar até R$ 1.448.

O candidato precisa ter se cadastrado no Cadastro Único para programas sociais do governo federal antes do dia 30 de abril de 2014. De acordo com o Detran, o sistema vai validar a inscrição vinculando o número de identificação social ao CPF. Apenas os titulares do Cadastro concorrem às vagas.

Não participam da seleção condutores que estejam com serviço de habilitação aberto no Detran/RS, que tenham cometido crimes na condução de veículo ou que tiveram a CNH cassada ou suspensa.

Cotas para negros e mulheres

O sorteio do benefício ocorre no dia 22 de julho e será pelo mesmo sistema do programa Nota Fiscal Gaúcho. Entre as vagas gerais, 15% são reservadas para a população negra. As mulheres têm cota de 50% das vagas para a mudança de habilitação. A opção pelas cotas deve ser informada no ato da inscrição.

O prazo para o candidato sorteado abrir o processo de habilitação vai de 22 de julho a 8 de agosto. Se as vagas não forem preenchidas haverá uma segunda chamada. Caso faltem candidatos para as cotas, as vagas restantes serão revertidas para os demais sorteados nas mesmas categorias. Na falta de candidatos para mudança de habilitação, as vagas serão disponibilizadas para obtenção da primeira CNH.

Cursos gratuitos qualificam condutores

Uma parceria entre o Sest/Senat e governo de Lajeado oferece 25 matrículas gratuitas no curso de Profissionalização para Motoboys. As inscrições estão abertas até o preenchimento das vagas e as aulas ocorrem de 28 a 30 de julho.

Também estão abertas as inscrições para o programa Habilitação Profissional para o Transporte – Inserção de Novos Motoristas. O programa é realizado pelo Sest/Senat e disponibiliza 50 mil vagas para pessoas que já têm CNH e desejam trocar de categoria.

Condutores com idade entre 18 e 25 anos podem passar da categoria B para C e da categoria C para D ou E, além participar de cursos. Não há cobrança de taxas. As inscrições podem ser realizadas pelo site http://www.sestsenat.org.br.

Acompanhe
nossas
redes sociais