Governo tenta convênio para nova ponte

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Governo tenta convênio para nova ponte

Ampliação da passagem sobre o Arroio Saraquá deve custar cerca de R$ 1,5 milhão

Lajeado – O governo de Lajeado aposta em convênio com o Daer para ampliar a ponte do Arroio Saraquá, na ERS-413, principal ligação com Santa Clara do Sul. O Executivo assumiu a elaboração do projeto da obra, que está em fase de conclusão e deve ser apresentado à autarquia até esta sexta-feira.

04Hoje, a pista sobre a ponte é simples, possibilitando a passagem de um veículo por vez. Considerado um trecho perigoso, há acidentes frequentes no local. No sábado, mãe e o filho de 7 anos ficaram feridos após o automóvel Gol bater na cabeceira e cair no barranco.

Vanessa Paim Harttmann, 25, e Marcos Antônio Felipe de Almeida foram levados ao Hospital Bruno Born (HBB). Após constatadas escoriações leves, foram liberados. Conforme informações do grupo da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Cruzeiro do Sul, em 2014, houve sete registros nas imediações.

Desses, em seis acidentes houve lesões nas vítimas. No ano passado, foram dez ocorrências, com cinco pessoas machucadas. Nos demais, apenas danos materiais. Apesar dos perigos, desde o asfaltamento da rodovia, feito pelo governo Olívio Dutra em 2001, a adaptação da passagem está em voga.

Durante o governo sucessor, de Germano Rigotto, foi concluída a pista. Na cerimônia de inauguração, o chefe do Piratini prometeu para 2004 a ampliação da ponte. Depois disso, outras tentativas por parte do Estado. Todas esbarraram em problemas técnicos.

A mais recente proposta chegou a ser licitada. Em 2010, o Executivo destinou R$ 542,9 mil. Após finalizados os trâmites da concorrência pública, o Setor de Engenharia do Daer encontrou problemas no projeto e barrou a obra.

Nova tentativa

No segundo semestre do ano passado, o município foi informado da rejeição do Daer após a licitação da obra. A partir disso, o governo de Lajeado assumiu a responsabilidade de elaborar o novo projeto. “Buscamos uma alternativa e optamos por esse convênio”, diz o secretário de Governo, Auri Heisser.

Em comparação com a obra licitada em 2010, há um incremento de quase R$ 1 milhão. Pela explicação de Heisser, isso se deve ao tipo de construção e à necessidade de adaptação no traçado da ERS-412. Para a ponte, o custo seria de R$ 900 mil. Nos acessos à passagem, mais R$ 600 mil.

Na semana passada, Daer e município voltaram a conversar. Conforme Heisser, o plano para a ampliação da ponte está concluído. No fim desta semana, acredita, deve ser possível finalizar o projeto. “Foram pedidas algumas correções. Agora trabalhamos para marcar uma nova reunião para esta sexta-feira.”

De acordo com ele, ultrapassada essa etapa, Daer e município se voltam à assinatura do convênio, prevista para ocorrer até o dia 5 de julho. Como depende de aprovação Legislativa, o Executivo pretende enviar nos próximos dias a proposta do acordo.

Apesar do histórico de tentativas frustradas, de promessas sobre a ampliação da ponte, Heisser está otimista. “Temos informação de que o recurso está disponível. Assim que o projeto estiver pronto, partimos para a assinatura do convênio. Daí é só licitar” O secretário prevê a abertura da concorrência pública ainda para este ano, durante as eleições.

Histórico recente

Julho de 2010 – O processo para licitação do alargamento da ponte é elaborado pelo Daer. Em seguida, o projeto foi encaminhado à Central de Compras do Estado (Cecon) para agendar os prazos.

Novembro de 2010 – Governo do Estado confirmou a liberação de R$ 542,9 mil para duplicar a ponte. Mas não houve autorização para o início da obra.

Julho de 2011– Sem previsão de duplicar a ponte, o resultado da licitação foi homologado em dezembro. Na época, o então secretário municipal de Obras, Mozart Lopes, garantiu que as obras começariam em 45 dias.

Abril de 2012 – O então secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Beto Albuquerque, visitou a região e prometeu para maio o início das obras.

Julho de 2013 – O Daer informa o município de erros no projeto licitado, e que tinha cancelado a obra. A partir dessa data, o governo de Lajeado iniciou as tratativas para conveniar com a autarquia um novo projeto para a passagem.

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