Vale do Taquari – Mais de 127 mil eleitores gaúchos votaram pela internet nas prioridades para o orçamento do Estado até o fim da tarde de ontem. Na região foram contabilizados mais de dois mil votos. O processo encerra hoje, com votação presencial em 250 urnas.
Elas são distribuídas nas prefeituras, câmaras de vereadores, posto de saúde, escolas, universidades, sedes de comunidades do interior, entre outros locais com grande circulação de pessoas. A votação pela internet também segue até hoje, no endereço http://www.participa.rs.gov.br/.
Todos os eleitores gaúchos estão aptos a participar do processo, que destina 0,4% do orçamento do Estado para prioridades regionais. No Vale do Taquari a votação decide a aplicação de R$ 6,9 milhões.
De acordo com a presidente do Codevat, Cíntia Agostini, o número de participantes aumenta significativamente com as urnas presenciais. No ano passado, dos 35 mil eleitores participantes na região, apenas seis mil realizaram o voto on-line. “A votação presencial é sempre mais expressiva, graças à mobilização das entidades que fazem parte do processo.”
Agostini avalia que a votação pela internet ainda está distante do esperado. Para ela, o voto online é confiável e representa iniciativas pessoais de participação no processo. A apuração dos votos também ocorre de maneira mais rápida pela internet.
Para incentivar a votação virtual, o governo do Estado promoverá o sorteio de R$ 1 milhão pelo programa Nota Fiscal Gaúcha. Quem votar na participação popular via internet recebe dois bilhetes extras para concorrer à premiação, que ocorre em março de 2015. Para participar é preciso efetuar o cadastro no Login Cidadão, vincular a conta à Nota Fiscal Gaúcha e votar no site Participa RS utilizando o mesmo login.
Eleitores escolhem quatro projetos e duas prioridades
Dezoito projetos e cinco prioridades regionais participam da consulta. Eles foram escolhidos durante fórum com delegados e líderes dos 36 municípios do Vale. Investimentos em traumatologia e sanidade animal, duplicações das ERS-129 e 130 e aumento dos efetivos da Brigada Militar e Polícia Civil estão entre as propostas
As cédulas têm dois campos de votação. No primeiro estão as áreas temáticas, em que podem ser escolhidos quatro projetos. No segundo campo, estão as prioridades estratégicas, com duas opções de escolha. Os projetos com maior número de votos são contemplados no Orçamento do Estado.
A expectativa do Codevat é aumentar a participação de eleitores com relação ao ano passado. Segundo a presidente da entidade, a concretização dos projetos do último pleito impulsionam a votação. Agostini afirma que 94% do cronograma definido em 2013 foi cumprido.
Entre os projetos concretizados estão a aquisição de um caminhão para o Corpo de Bombeiros de Encantado e de equipamentos para escolas, a destinação de recursos para agroindústrias e hospitais, a criação de um sistema de alerta para enchentes, projetos de pastagens para a cadeia leiteira e treinamento para turismo.
Realizada desde 1998, a Participação Popular e Cidadã recebeu Prêmio das Nações Unidas (ONU) ao Serviço Público. A iniciativa é a única experiência brasileira a obter o primeiro lugar em uma das cinco categorias do prêmio, considerado o mais importante reconhecimento internacional à excelência no serviço público.