Vale do Taquari – O temporal, acompanhado de chuva, granizo e ventos com velocidade acima de 100 quilômetros por hora, provocou prejuízos em partes da região. Em Forquetinha foram registradas as maiores perdas. Além de várias casas, pavilhões e galpões destelhados, um mato de eucalipto foi parcialmente derrubado.
A casa do empresário Gilmar Trojaike foi atingida. O prejuízo chega a R$ 100 mil. “Em questão de segundos perdi o que levei uma vida toda para construir.” A chuva molhou móveis de dois quartos, sala, cozinha e banheiro.
Além da casa, cerca de dez tanques de reservatórios de água de fibra foram quebrados e arrastados pelo vento por mais de 150 metros. Na propriedade de Glaci Selge, 71, na Barra da Forquetinha, o vento derrubou um mato de eucalipto. Árvores com mais de 12 anos caíram. “Em cinco segundos eu vi mais de cem plantas sendo torcidas e caindo. Foi terrível. Sentimos muito medo.”
Ismael e a mãe Neusa Selge estavam em casa quando aconteceu o temporal. Quando viram a força do vento derrubando o mato, se abrigaram dentro de casa. “Foi milagre termos sobrevivido”, comenta Neusa.
O trânsito na BR-386 ficou em meia pista durante três horas enquanto o Corpo de Bombeiros tirava as árvores que caíram sobre a pista. Em Lajeado, pequenas pedras de granizo caíram nos bairros Florestal e Universitário. Nos demais municípios, não houve registro de prejuízos.
Características de ciclone e tornado
As altas temperaturas favorecem o risco de temporais. Pelas características da destruição, é provável que o vento forte seja decorrente de um tornado na região. Esse tipo de ciclone é formado por redemoinhos que giram em torno de um centro de baixa pressão atmosférica. A sua formação ocorre no fim da tarde, pois nesse período a atmosfera apresenta mais instabilidade.
Os tornados são fenômenos tipicamente continentais e ocorrem devido à chegada de frentes frias em regiões onde o ar está mais quente e instável. Eles favorecem o desenvolvimento de uma tempestade, que impulsiona a formação desse tipo de ciclone. Um tornado normalmente apresenta cem metros de extensão e dura poucos minutos.
Tempo deve abrir
Conforme o Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates, ainda há risco de temporais e chuva forte, sobretudo na primeira metade do dia. As temperaturas ficam agradáveis na maior parte do período, oscilando entre 19°C e 27ºC.
A instabilidade aos poucos se afasta do Estado, mas o tempo não firma na região. Ao longo do dia, ainda ocorre variação da nebulosidade e pode ocorrer chuva isolada. Mesmo assim, o sol também aparece. As temperaturas começam amenas, porém ficam um pouco elevadas à tarde, oscilando entre 18ºC e 29ºC.
Na quinta, sexta e sábado, uma nova frente fria chega ao Vale do Taquari e provocas chuvas.
Emergência em Marques de Souza
A comunidade de Linha Pündrich, na divisa com os municípios de Forquetinha e Lajeado, foi a mais atingida da região. Cerca de 25 casas destelhadas e derrubadas. Queda de árvores provocou rompimento da rede elétrica e deixou os moradores sem abastecimento. Até o fechamento da edição não havia sido reestabelecida a energia.
Ontem à tarde, após o vendaval, equipes da Defesa Civil Regional foram à comunidade distribuir lonas e retirar árvores das estradas. Servidores do Executivo fizeram levantamento fotográfico para emitir decreto de emergência hoje de manhã. “Precisamos de auxílio para aquelas famílias. O estrago foi enorme”, diz o prefeito Ricardo Kich.