Outono inicia com previsão de frio intenso

Você

Outono inicia com previsão de frio intenso

Fim de semana pode ter a menor temperatura de 2014, com mínima de até 12ºC

Por

Vale do Taquari – A estação mais quente do ano encerra hoje à tarde em todo o hemisfério sul, dando lugar ao outono. Os próximos três meses antecedentes ao inverno serão marcados por baixas temperaturas e com elevados volumes de chuva, a exemplo deste fim de semana.

04Depois de uma semana chuvosa, a previsão aponta um sábado ensolarado com aumento na quantidade de nuvens durante o decorrer do dia. Mas nova frente fria avança sobre o Estado e pode trazer chuva isolada. Na retaguarda dessa frente, uma massa de ar frio muito forte para esta época, na avaliação de especialistas, ingressa no território gaúcho, o que fará a temperatura despencar.

Segundo previsão da Metsul Meteorologia, as marcas podem surpreender a população. A entidade aponta frio intenso no Sul e Sudoeste do Estado para a madrugada de sábado. No amanhecer de domingo, o declínio deve ser ainda maior e se estende para as demais regiões gaúchas.

As mínimas durante o fim de semana podem chegar ao redor de 5ºC na área da Campanha e a 2ºC nos Aparados da Serra. Com isso, são possíveis as primeiras ocorrências de geada do ano. Para o Vale do Taquari, o Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates (CIH) estima que a temperatura mais baixa fique na casa dos 12ºC. Segue frio na madrugada de segunda-feira.

O volume de chuva, outro fator marcante da estação, chegou a 88,5 milímetros (mm) nesta semana. De acordo com a técnica do CIH, Grasiela Both, a maior quantidade foi registrada na segunda-feira. Foram 51,8mm. Na terça-feira, o acúmulo ficou em 9,7mm e ontem, 27mm.

Curiosidade

O outono começa às 13h57min de hoje, data baseada pela astronomia. Neste período, os dois hemisférios da Terra recebem a mesma quantidade de energia solar (chamado de equinócio). O dia e a noite de hoje também têm 12 horas de duração – cada período – em todos os pontos do planeta.

Os períodos próximos dos equinócios (outono e primavera) também registram as maiores marés anuais, pois, além da atração gravitacional da Lua, ocorre a maior atração gravitacional por parte do Sol.

Vale teve neve em 2013

A temporada de baixas temperaturas (outono e inverno) deste ano deve seguir as mesmas condições registradas em 2013, quando houve registro histórico de neve no Vale do Taquari. Cidades como Sério e Ilópolis tiveram queda de pequenos flocos, o que remontou ao fenômeno ocorrido em 24 de agosto de 1984 – maior registro de neve no Vale.

Naquela época, os cristais de gelo caíram durante 30 minutos, cobrindo ruas, telhados e árvores. O fenômeno atingiu regiões altas do Vale do Taquari, como Chapadão, em Santa Clara do Sul, e Sério.

Acompanhe
nossas
redes sociais