Vale do Taquari – A 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) abre inscrições para o cadastro temporário de contratação emergencial de professores em todas áreas de atuação para educação básica. Para se inscrever, profissionais devem comparecer à 3ª CRE até o dia 12, das 9h às 11h30min e das 14h às 17h. Também é possível inscrever-se pelo site www.educacao.rs.gov.br
Após preenchimento do formulário eletrônico de inscrição, o candidato deve gerar o documento, anexá-lo ao envelope com comprovantes de titulação, e entregar na 3ªCRE ou enviar por Sedex até o último dia de inscrição.
Posterior à entrega de todos os documentos, o material é enviado para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em Porto Alegre. A documentação será analisada de acordo com critérios do edital e haverá classificação dos candidatos.
As contratações ocorrem conforme necessidades das escolas. Caso uma instituição precise de professor, o candidato com melhor colocação será convocado para a disciplina. O contrato vigora enquanto houver necessidade.
Há vagas para os 32 municípios de abrangência da 3ª Coordenadoria Regional de Educação. Interessados devem consultar os documentos necessários, critérios para seleção e vagas de cada município no edital de convocação no site www.educacao.rs.gov.br, na seção Editais>Contratos Temporários de Professores. Cada candidato pode se inscrever em dois municípios.
Escolas recebem 12 professores
Municípios abrangidos pela 3ª CRE foram contemplados com 12 novos professores para as escolas da rede. Aprovados no último concurso da Seduc, os educadores empossam os cargos no dia 21 para suprir demandas deste ano. O evento ocorre em Porto Alegre.
O número de professores nomeados foi definido a partir de dados entre número de turmas e dos quadros das escolas. Com esta etapa de nomeação, a secretaria ultrapassa o número de 5,5 mil professores aprovados em concurso para atuação na rede estadual.
Entre 2012 e 2013, a Seduc realizou dois concursos públicos para nomear professores. No primeiro, 5,5 mil candidatos foram aprovados e nomeados, e 4,9 mil empossados. Neste segundo concurso, o número de professores a tomar posse chegará a 625 no dia 21. No segundo semestre do ano passado, 85 professores foram empossados para concluir os quadros do ano letivo.
A secretária em exercício da Educação, Maria Eulalia Nascimento, enfatiza que a secretaria prossegue o processo de nomeação dos 13 mil aprovados no concurso de 2013, ao longo do prazo de vigência do certame. Em março, inicia a terceira etapa de nomeação para substituição gradativa dos contratos emergenciais.