Estrela – Os descontos no comércio pela Arrasa Estrela vigoram desde quarta-feira, 5. No total, 105 estabelecimentos participam da campanha, dez a mais em relação a 2013. A redução nos preços chega a 40%. As promoções encerram neste sábado, 8.
Segundo o presidente da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços, Henrique Purper, comerciantes pretendem superar as vendas do ano passado, quando o lucro aumentou 20%. As vitrinas estão decoradas com a propaganda da campanha desde a última segunda-feira, 3. Este é o primeiro ano em que há quatro dias de promoções. Em outras edições, eram três.
Purper diz que o período escolhido para liquidação foi estratégico, devido ao pagamento dos salários e datas diferentes das promoções de outras cidades. “Queremos atrair consumidores de municípios vizinhos também.”
Proprietário da loja de confecções, Paulo Ricardo Finck, 48, avalia o primeiro dia de descontos como positivo. Houve acréscimo de 35% nas vendas. Percebeu aumento no movimento da loja desde quarta-feira, 5.
Fez reposição de estoque com bermudas e camisetas. “Coloco peças de qualidade e com bom preço para o cliente voltar.” Na contabilidade final dos quatro dias de liquidação, espera alcançar até 40% de aumento nas vendas. No ano passado o crescimento chegou a 30%. Trabalha há 31 anos no comércio, 20 deles como proprietário da loja.
Participou de todas as edições e sente a diferença em relação às primeiras. “As pessoas aguardam a promoção e são atraídas pelo número maior de empresas participantes.” Conforme ele, os lojistas devem melhorar a oferta de descontos. Pensa ser preciso aguardar a data da Arrasa Estrela para fazer liquidações e oferecer vantagens reais. A antecipação da promoção permite que o cliente consiga usar os produtos durante a estação ao invés de guardar para o próximo ano.
As roupas de verão da loja têm desconto de até 30%. O jeans lidera as vendas. Bermudas, regatas e camisetas se destacam na procura popular. Finck pretende participar das próximas edições devido à diminuição nas vendas em janeiro e fevereiro. Durante a promoção, atende consumidores de Imigrante, Paverama, Colinas e Teutônia.
Calçados atraem consumidores
Os vendedores Carmen Sontag, 19, e Anderson Ramires, 21, também perceberam o aumento na procura de itens de vestuário na loja onde trabalham. O estabelecimento participou da Arrasa Estrela no ano passado e registrou um aumento de 8% nas vendas. A expectativa para este ano é alcançar 10% a mais em relação à edição passada.
Os calçados atraem maior parte dos clientes. Em segundo lugar estão camisetas e bermudas também. As peças têm etiquetas com preços entre R$ 29,90 e R$ 179,90.
A agricultora Glaci Krabbe, 50, e a filha Kátia Krabbe, 16, ouviram propagandas da campanha e decidiram aproveitar. Participam pela primeira vez e afirmam encontrar preços acessíveis e condições de pagamentos facilitadas. Glaci comprou dois shorts jeans para a filha, na loja de Finck. A agricultora conta ter procurado em várias lojas um modelo para si, e já encontrou dificuldades devido à procura. “É uma boa promoção.”
Segmentos contemplados
Confecções
Joias
Calçados
Bazar
Padaria
Material de construção
Móveis
Informática
Pneus
Farmácia
Combustíveis
Perfume
Papelaria
Supermercado e açougue