Medicina atrai candidatos de 24 estados

Você

Medicina atrai candidatos de 24 estados

Nos primeiros dois dias, 430 pessoas se inscreveram. Univates oferece 25 vagas

Lajeado – As inscrições para o curso de Medicina, na Univates, surpreendem a reitoria da instituição. Candidatos de 24 dos 27 estados brasileiros aderiram à disputa por uma das 25 vagas. Ao todo, 430 pessoas se matricularam desde segunda-feira, quando iniciou o processo.

Rio Grande do Sul lidera o número de interessados, seguido de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. De acordo com o reitor da Univates, Ney Lazzari, a quantidade de participantes pode estar relacionada a dois fatores.

01O primeiro, pelo curso ser oferecido fora de época, depois que outras instituições do país encerraram os vestibulares. O fato de as inscrições serem feitas pela internet é outro motivador. Apenas dois dias estão reservados para registros diretos no prédio do câmpus Lajeado, no Setor de Atendimento ao Aluno.

Segundo o reitor, é habitual que a maior parte das inscrições seja feita durante o primeiro dia e nos dois últimos dias do prazo. Interessados em participar podem se candidatar até o dia 10 de fevereiro. “Todos que ficaram sem vagas no país devem recorrer a nós, pois apenas a Univates está oferecendo Medicina neste período.”

Apesar do sucesso no número de inscritos, a reitoria avalia uma possível alteração no modelo de seleção dos alunos. Conforme Lazzari, o formato oferecido pelo site é prejudicial para o marketing da Univates, pois as pessoas deixam de conhecer in loco as condições do centro universitário.

A alternativa seria pelas provas do vestibular. No entanto, a instituição precisaria de altos investimentos em estruturação. Entre elas, cita, a construção de salas específicas e isoladas de forma a interromper possíveis sinais telefônicos dentro do recinto. Também seria necessário o acompanhamento da Polícia Federal.

Porém o reitor avalia de forma positiva o sistema atual. Nele, a entidade se exime de possíveis fraudes nos vestibulares – algo recorrente em outras universidade do país. O Ministério da Educação (MEC) está responsável. “Temos prós e contras e faremos uma análise até o fim do semestre.”

Vagas pelo Enem

As alunos interessados precisam realizar a inscrição até 10 de fevereiro, por meio do www.univates.br, ou no Setor de Atendimento ao Aluno, localizado no Prédio 9 do câmpus de Lajeado – de 24 a 26 de fevereiro, das 8h às 11h30min e das 14h às 20h.

Serão validadas as inscrições de quem concluiu o Ensino Médio ou equivalente e realizou a prova do Enem em 2011, 2012 ou 2013. A taxa de inscrição será de R$ 40 e deverá ser paga até o dia 11 de fevereiro. A homologação das inscrições ocorrerá até o dia 13 de fevereiro.

A nota do candidato neste processo seletivo será calculada pelas notas obtidas nas provas do Enem nos últimos três anos, conforme opção de cada candidato. Mais detalhes sobre os critérios de classificação e de desempate podem ser conferidos no edital. O resultado será disponibilizado no dia 21 de fevereiro, na página eletrônica da Univates.

Caso a matrícula não ocorra em tempo hábil, os excedentes assumem as vagas por ordem de classificação.

Acompanhe
nossas
redes sociais