Falta de água é solucionada após 20 anos

Você

Falta de água é solucionada após 20 anos

Comunidade quilombola comemora instalação de rede hídrica que beneficia cem pessoas

Por

Arroio do Meio – A inauguração da rede de abastecimento de água na comunidade quilombola Vovô Teobaldo do Morro São Roque, em Palmas, pôs fim a uma espera de duas décadas.

O investimento chega a R$ 300 mil com a perfuração de um poço artesiano e a construção de uma rede hídrica que beneficia mais de cem famílias. A obra foi realizada numa parceria entre Fundação Nacional de Saúde (Funasa), AES Sul e administração municipal.

A Funasa investiu R$ 100 mil na instalação da rede de abastecimento e perfuração do poço de 550 metros. A AES Sul reforçou a energia elétrica para funcionamento da bomba, enquanto que o Executivo arcou com as despesas das máquinas, hospedagem e alimentação dos operários.

pTrinta e sete famílias estão inscritas na Associação de Água São Roque. Conforme o presidente Gilberto da Silva, 48, o número deve aumentar. Será cobrada uma taxa dos associados para manutenção da rede. O valor será definido em reunião.

Antes da obra, a comunidade era abastecida por uma vertente natural. Em época de estiagem, as torneiras secavam. “Precisávamos transportar a água de carroça por mais de um quilômetro ou aguardar o abastecimento de caminhões- pipa.” Silva recorda que no ano passado o racionamento de água durou sete meses.

Qualidade de vida

Mais de 50 pessoas participaram da inauguração que teve a presença do superintendente da Funasa, Gustavo de Mello. Para ele, a concretização da obra põe fim às décadas de inoperância dos órgãos públicos nas melhorias para a população negra. “Todos têm direito de ter água de qualidade.”

Prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert, citou as ações realizadas no Morro São Roque. Entre elas, as melhorias no acesso ao morro, trabalhos culturais voltados à consciência negra e atendimento móvel de saúde que passa uma vez por semana na localidade.

Para a presidente da comunidade quilombola, Loni Maria da Silva, as melhorias incentivam os jovens a continuar a morar no local. Além do Morro São Roque, outras três comunidades foram beneficiadas com a perfuração de poços artesianos no ano passado: Forqueta, Dona Rita e Picada Café. As obras beneficiaram 500 pessoas.

Após a passagem do superintendente da Funasa, a comunidade quilombola receberá hoje o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan.

Ele conhecerá a rede de água da comunidade. Em seguida, visita a propriedade de Astor Klaus, em Arroio Grande, um dos produtores beneficiados pelo Programa Estadual de Micro Açudagem.

Saiba mais

Em novembro de 2005, a Associação Vovô Teobaldo foi reconhecida como comunidade quilombola pela Fundação Cultural Palmares. É formada por cerca de 80 descentes do ex-escravo Alcides Geraldo da Silva fazem parte da associação. Em todo o estado, há 17 comunidades quilombolas registradas.

Acompanhe
nossas
redes sociais