Ensino Básico fica abaixo da meta do governo

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Ensino Básico fica abaixo da meta do governo

Com projeção de 4,5 pontos no Ideb, escolas com Séries Finais atingiram só 4,3

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As escolas de Ensino Funda­mental com Séries Finais (6º ao 9º anos) ficaram aquém do esperado pelo Ministério da Educação (MEC). Das 108 institui­ções avaliadas no Índice de Desenvol­vimento da Educação Básica (Ideb), 74 não corresponderam às metas do governo federal – 68,5% do total.

Para a professora dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas da Uni­vates, Daiani Clesnei da Rosa, é um reflexo do método defasado no En­sino Fundamental. Enquanto nas Séries Iniciais os professores têm poucas disciplinas para lecionar, o número aumenta nas Séries Finais. Resultado: reduziu o tempo em sala de aula e dificultou o planejamento das atividades. “Eles (professores) não conseguem enxergar os detalhes de cada aluno, tornando-se um pro­cesso superficial.”

Daiani acrescenta a falta de atua­lização no método de ensino. Os estu­dantes mudaram a forma de apren­der, mas muitos professores mantêm didáticas que não acompanham esse novo comportamento.

O histórico de baixos salários é outro apontamento de Daiani para ficar abaixo da meta. Os professores têm pouco tempo para preparar as aulas e buscar alternativas de cha­mar a atenção dos alunos.

Acrescenta a desvalorização como outro fator. A cada semestre os cursos de licenciaturas têm menos interessa­dos. “É um investimento grande na for­mação para pouco retorno financeiro.”

Hoje, os profissionais ganham pouco, mas têm mais compromissos e exigências para trabalhar. Para Daiani, este conjunto de fatores con­tribui para uma qualidade cada vez mais duvidosa no estado.

Piores índices

As escolas municipais de Ensino Fundamental São Bento (Lajeado) e a estadual Monsenhor Scala­brini (Encantado) apresentaram o pior rendimento em relação à meta. Ambas ficaram 1,4 ponto abaixo do esperado.

Diretora do colégio lajeadense, Adriana Vettorello reconhece que o índice está abaixo do esperado. Ressalta que diversos fatores con­tribuíram para o resultado negati­vo. Porém, não quis dar detalhes.

Acrescenta que a escola é rein­cidente em não atingir as metas – em 2009, era de 4,8 e conquistou só 3,8. Os dados foram encaminha­dos para a Secretaria Municipal de Educação, que iniciou um trabalho de reestruturação do ensino.

Segundo Adriana, entre os pro­jetos desenvolvidos está a docên­cia compartilhada. Com o novo método, professores auxiliam os alunos com maior dificuldade de aprendizado em determinadas matérias. A Escola São Bento tem 204 alunos distribuídos nas edu­cações Infantil e Básica e conta com 22 professores.

Mais que o estado

Apesar do resultado negativo em relação ao MEC, o Ensino Funda­mental da região superou as me­tas no estado. As escolas atingiram uma média de 5,8 pontos nas Séries Iniciais (1º ao 5º anos) e 4,3 pontos nas Séries Finais (6º ao 9º anos). A projeção para o estado era de 5,1 e 4,3 pontos, respectivamente.

O levantamento feito pelo jor­nal A Hora se baseia nas planilhas publicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacio­nais (Inep). Não foram contabili­zados os resultados que aparecem em branco – 11 municípios fica­ram com, pelo menos, uma rede de ensino fora da relação.

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