G8 busca apoio para consolidar turismo

Você

G8 busca apoio para consolidar turismo

Professores de Mestrado da UCS analisam as potencialidades locais em visita à região

Por

aOs integrantes do Consórcio Público Intermunicipal para Assuntos Estratégicos, Cipae G8, querem auxílio técnico da Universidade de Caxias do Sul (UCS) para a elaboração de projetos turísticos na região. A proposta será debatida nesta sexta-feira, às 10h30min, durante reunião no Centro Administrativo de Santa Clara do Sul.

Nove professores vinculados ao programa de Hospitalidade da UCS com atuação no Mestrado em Turismo e no Curso de Bacharelado em Turismo participam do encontro.

Conforme a turismóloga do G8, Diuly Cristina Mahler, no início do ano, se buscou uma parceria com a instituição para executar os projetos no Vale. “Mostraremos nossas potencialidades e ouviremos o que os especialistas têm a nos apresentar.” Diuly conta que o grupo visitará pontos turísticos e conhecerá outros locais por meio de fotos.

O coordenador do curso de Mestrado em Turismo da UCS, Michel Bregolin diz que será oferecido suporte técnico-científico para o desenvolvimento turístico da região. “Com nossa visita conheceremos mais de perto a realidade local e o seu potencial, verificando que tipo de ações poderiam ser desenvolvidas.”

Será analisada a possibilidade de realização de novas pesquisas a partir do contexto específico das localidades participantes e de desenvolvimento de atividades com alunos da Graduação e Pós-Graduação no Vale do Taquari.

Para o professor, é cedo para dar qualquer parecer sobre projetos na região, pois a partir da visita é que se saberá a realidade local.

Trilhas e memórias

O Projeto Trilhas e Memórias, desenvolvido pelo consórcio, busca implantar um roteiro turístico nos municípios que compõem o G8 – Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Marques de Souza, Forquetinha, Santa Clara do Sul, Progresso e Sério – para explorar as belezas naturais e culturais da região.

Pelo estudo, o Vale é apontado como sendo rico em montanhas, cachoeiras e trilhas, despontando como cenário promissor no desenvolvimento do turismo.

O consórcio aposta na implantação do roteiro para estimular a sociedade a ter uma visão turística. Diversas atividades estão programadas para este ano por meio do projeto, como visitas técnicas e cursos de sensibilização turística a empreendedores e interessados no segmento.

Um dos trabalhos que recebe apoio do G8 é o projeto educacional Educando para o Turismo, promovido pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Henrique Geiss de Tamanduá, em Marques de Souza. Nele, toda a comunidade pode aprender um pouco mais sobre a história da região, ter aulas de inglês e turismo e assistir a palestras com profissionais ligados à área.

Conheça a UCS

A universidade é referência na área da Hospitalidade e Turismo no país, sendo pioneira no Curso Superior de Hotelaria (1978). Dispõe do único Mestrado em Turismo do estado.

Ao longo de mais de três décadas de atuação na área, a UCS adicionou novos cursos e iniciativas no âmbito da Hospitalidade e Turismo, incentivando a evolução desse setor que tem hoje, na Serra Gaúcha, um dos polos de excelência do país. A UCS se destaca por ter sido uma das primeiras instituições a produzir e oferecer, por meio de sua editora (Educs), uma coleção de obras científicas voltada para essa área do conhecimento.

Além dos cursos de graduação e pós-graduação, destacam-se ofertas na modalidade de Extensão. Entre elas estão os cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional, assim como o curso de Técnico em Hospedagem, de nível pós-médio, implantado no Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (Cetec), no Câmpus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.

Acompanhe
nossas
redes sociais