Amvat discute transporte de pacientes

Notícia

Amvat discute transporte de pacientes

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) reúne-se nesta sexta na Exposério. Estará presente o diretor de infraestrutura rodoviária do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Adriano Skrebsky, para esclarecer resolução sobre condução de pacientes. O encontro inicia às 14h30min.

Conforme o presidente e prefeito de Westfália, Sérgio Marasca, os prefeitos solicitarão ao representante do Daer que o órgão refaça a lei. Ele admite que há irregularidades, mas exige maior flexibilidade para as administrações municipais trabalharem.

marascaUma resolução aplicada em dezembro de 2011 pelo órgão exige que a lista de pacientes e acompanhantes que se deslocam do interior para a capital, em veículos com capacidade acima de nove lugares, deve ser enviada ao DAER com 12 horas de antecedência.

Ela necessita ser homologada pelo prefeito ou secretário de saúde e cada passageiro deve ter em mãos o encaminhamento médico, atestando a necessidade do deslocamento. Isto vale tanto para pacientes como para os acompanhantes.

O DAER justifica que a nova resolução evita transportes desnecessários de pessoas que utilizam do dinheiro público para realizar “turismo” na capital do Estado.

Reunião sobre traumatologia

O encontro da Amvat será o dia todo. Durante a manhã secretários de saúde da região se reúnem na Exposério para conversar sobre atendimento de traumatologia. Estarão presentes no evento o diretor do Departamento de Coordenadorias Regionais, Márcio Rafael Slaviero; o diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial, Marcos Antônio de Oliveira Lobato; o coordenador regional da saúde, Jolci Leo Bolsi; representantes do Ministério da Saúde; o diretor do Departamento de Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS); o diretor do Departamento de Atenção Básica, Heider Pinto e o Secretário Estadual da Saúde, Ciro Simom.

Acompanhe
nossas
redes sociais