Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Encantado, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires confirmaram a participação no 19º Viva o Taquari-Antas Vivo. Marcada para dia 21 de março, a atividade ocorre de forma simultânea nos sete municípios. A programação é realizada pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado. Ação principal é o recolhimento de resíduos às margens do rio Taquari, entretanto, cada município pode desenvolver outras atividades ligadas ao manancial.
Em Lajeado, a mobilização ocorre no Parque Ney Santos Arruda. Os demais municípios vão divulgar os locais nas próximas semanas. Empresas, entidades e clubes interessados em participar da edição de 2026 podem entrar em contato com a UPV Lajeado pelo e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br ou pelo telefone/WhatsApp (51) 3011-6900.
Ao ar livre
Mais de cem pessoas participaram das atividades do Dia Mundial da Educação Ambiental, neste fim de semana, no Jardim Botânico Lajeado. Trilha guiada na área de mata e oficina kokedamas, técnica oriental de jardinagem, estiveram na programação.
Apoio aos comitês
O trabalho de apoio aos Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas (CBH) do RS teve início com a reunião da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a empresa F & F Escritório Virtual de Apoio Administrativo Ltda. O encontro contou com a participação de diretores e representantes dos 25 comitês do estado e teve como objetivo apresentar a empresa contratada, a F & F, e detalhar o fluxo de atividades que será desenvolvido ao longo do contrato. A contratação da empresa integra um conjunto de ações da Sema voltadas ao fortalecimento da governança das águas no Rio Grande do Sul.
Passarinhando
Espécies: Tuiuiu e cabeça-seca
Local: São Borja/RS
Autora da foto: Elise Bozzeto
Sobre as espécies: O tuiuiú é considerado a ave-símbolo do Pantanal, onde é a maior ave voadora. No Sul do Brasil, é conhecido, principalmente, como jabiru, enquanto que o nome tuiuiú é usado para designar o cabeça-seca (Mycteria americana). As duas espécies estão nesta foto: o verdadeiro Tuiuiú e o Cabeça-seca.

