O final do ano remete a encerramento de ciclo, a lembranças e a certa nostalgia. Aquela sensação de que o tempo passa cada vez mais rápido é praticamente generalizada e, mesmo que talvez não seja verdade (cabe a discussão), segue muito presente nas rodas de conversas.
Em poucos movimentos na tela do celular é possível percorrer os momentos do ano que está a findar. Seja nas postagens das redes sociais ou no armazenamento de fotos e vídeos, podemos relembrar momentos e emoções vividas nos últimos doze meses.
O nascimento de uma nova vida, a realização de um sonho, aquela reunião de amigos, a formatura de alguém especial, os primeiros passos de uma criança, a viagem de férias, a participação em um evento ou mesmo um dia normal na companhia de alguém especial…
É lindo lembrar e ser grato pelo que passou ao longo do ano.
Nosso tempo de vida é contado em anos mas é a coleção de momentos e a forma com que lembramos deles que fazem com que nossa existência faça sentido.
Às vezes é difícil de perceber, mas o que temos e o que vivemos no presente é especial.
Os espaços que frequentamos e as pessoas próximas podem vir a não ser mais os mesmos. Turmas inseparáveis tomam caminhos distintos, amigos de todos os dias podem se tornar eventuais parceiros de final de semana. Totais desconhecidos podem aparecer e se tornar indispensáveis.
Em um futuro, distante ou não, lembraremos com carinho das pessoas e momentos que estiveram conosco e contaremos algumas passagens em rodas de amigos e familiares. Algumas histórias em tom de tragédia e outras de comédia, mas ficarão eternizadas em nossas memórias.
Uma seleção das melhores será feita ao natural e continuará sendo contada ano após ano e, quiçá, atravessará gerações.
No fim poucos lembrarão ao exato quantos anos de vida tivemos, o que ficarão serão as lembranças e as histórias dos momentos que vivemos!
Quem sabe 2026 seja o ano da história inesquecível que marcará as nossas vidas!
Com minha última coluna de 2025 desejo que no próximo ano tenhamos todos saúde e disposição para criarmos o maior número possível de histórias boas e marcantes junto de quem amamos.
Gostou? Me segue lá, @miguel.lucian.