Uma antiga pedreira ganha status de cartão-postal no interior de Bom Retiro do Sul. Com paisagens panorâmicas e um dos entardeceres mais belos do Vale, o Cerro dos Gomes começa a ser descoberto pelo público regional.
No domingo, o charme desse mirante natural foi apresentado para dezenas de ciclistas durante o Circuito dos Vales. A pedalada que integrou a etapa de Bom Retiro do Sul teve como parada principal o topo do morro, local onde os participantes desfrutaram do café da manhã e aproveitaram para tirar muitas fotos.
Ao total, os ciclistas percorreram 28 quilômetros ida e volta no Circuito dos Vales. O caminho por estrada de chão no interior já apresentava belos cenários.
O grupo se concentrou no ponto conhecido como Pedra do Cerro. Para quem vai ao destino com mais tempo, dica é percorrer trilhas curtas e se encantar com outros pontos curiosos. Um deles é o antigo lago formado pela extração de pedras. As águas são claras e já renderam até ensaios fotográficos.
O Cerro dos Gomes fica em propriedade privada, mas com acesso livre e sem custo aos visitantes. É um local com amplo potencial de desenvolvimento turístico, sendo necessárias intervenções mínimas. Afinal de contas, a maior obra já está pronta: é a própria natureza.
Parabéns à equipe do Circuito dos Vales por divulgar ainda mais esse grande destino.
Mobilização pela Igreja do Morro
Outro movimento interessante que ocorre em Bom Retiro do Sul é a reforma do altar da Igreja do Morro. Localizado em um dos cumes da área central, o templo religioso foi o primeiro a ser construído na cidade, com início das obras em 1897. Até hoje, preserva em sua arquitetura os traços açorianos de um século atrás.
Quem adentra a capela histórica se depara com a falta do altar. Não há registros oficiais, mas estima-se que a plataforma foi retirada faz quase 20 anos devido a deterioração e risco de desabar. O Grupo Resgate Histórico de Bom Retiro do Sul busca doações para restaurar todos os móveis.
Como doar
- Pix: 023.757.210/0001-01 (CNPJ)
- Conta 4337-3, agência 0119
- Associação Cultural de Bom Retiro do Sul.
Descida no rio Forqueta
O Manos da Pesca organiza para os dias 21 e 22 de setembro a Descida no rio Forqueta. A meta é remar 45 quilômetros do Camping da Pedra, em Marques de Souza, até a passadeira entre Arroio do Meio e Lajeado. No primeiro dia, o grupo fará uma parada no Camping do Írio, de Travesseiro. Cerca de 30 participantes já confirmaram presença. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 99539-1046 ou pelo Instagram @manos_dapesca.