“Segredos da Infância” estreia nesta quinta-feira na Rádio A Hora

ENTREVISTA | FRENTE E VERSO

“Segredos da Infância” estreia nesta quinta-feira na Rádio A Hora

Apresentação será dentro do programa Conexão Regional. Bate-papo quinzenal com crianças e adolescentes traz assuntos do cotidiano

Por

“Segredos da Infância” estreia nesta quinta-feira na Rádio A Hora
Créditos: Júlia Amaral
Encantado

O quadro “Segredos da Infância” será apresentado no programa Conexão Regional, das 16h05min às 16h30min, direto do estúdio da Rádio A Hora, em Encantado, e estreia nesta quinta-feira, 6. Um bate-papo quinzenal com crianças e adolescentes que tratam de assuntos do cotidiano.  

Conforme as idealizadoras do projeto, Raquel Cadore, presidente da ACI-E e Ana Fausta Borghetti, facilitadora de Processos de Inovação Social, o “Segredos da Infância” é um projeto que nasceu dentro do Espaço Florescer, que executa um trabalho desde 2022 com as crianças nas escolas. A necessidade dessa fase da vida tão importante que vai determinar ao longo da trajetória de trazer o protagonismo, a experiência, além de dar voz às crianças. 

“Trazer a criança para a rádio, além de desenvolver as suas habilidades, a comunicação, o protagonismo, é uma fase em que a gente não costuma olhar tanto para a criança, para a individualidade. Abrir esses espaços de escuta, a gente acredita que vai engajar muito os pais, a comunidade, pois escutar as crianças é algo novo e necessário em respeito à humanidade”. Além disso, o projeto visa estimular a criatividade, a habilidade, liderança, a comunicação e outros fatores cruciais o desenvolvimento humano.

Para Ana Fausta, ao desenvolver o projeto, foi perceptível o quanto as crianças, adolescentes e pré-adolescentes possuem ideias, vontade de participar, de pertencer e trazer a sua forma de estar no mundo. “Muitas vezes, enquanto adulto, acaba não permitindo e não dando espaço de escuta, o que acontece muito nas famílias, pois os pais trabalham muito. Isso não quer dizer que esse seja o único elemento culpado do grande índice de crianças e adolescentes com questões de TDAH, depressão, situações muito encontradas nas escolas. Mas a não presença do adulto, a não escuta do adulto para essa criança e adolescente é um dos fatores que causa esse mal-estar.”

Ela reforça que o espaço vai trazer reflexões a partir das crianças e adolescentes. “Como essas crianças estão se sentindo, pensando e agindo, o emocional nesse momento em que vivemos.”

Os temas

Sobre os assuntos que serão tratados quinzenalmente, não haverá um tema determinado por ser um espaço de liberdade e, hoje, vão falar sobre o que estão fazendo na escola. “Os convidados do programa de estreia são alunos da escola Batista Castoldi, da comunidade de Palmas e vão falar sobre a horta que trabalham, sobre a composteira que fazem”. 

A escolha dos participantes

Não há nenhuma regra estabelecida para a escolha de quem vai participar. Ana Fausta esclarece que através de conversa com as diretoras das escolas de ensino fundamental, em parceria com a secretaria de educação de Encantado, e a cada encontro, as crianças virão de uma das cinco escolas que fazem parte do município.

“É feita uma comunicação com as famílias para a autorização. No encontro de hoje, o assunto será sobre o que viveram durante o processo da enchente e o que estão trabalhando na escola no momento”. 

Ao longo do programa os pais, professores e comunidade também serão convidados para participar e trazer temas do cotidiano. 

Acompenha a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais