Destruição na Escola Guararapes deixa 600 alunos sem aula

Arroio do Meio

Destruição na Escola Guararapes deixa 600 alunos sem aula

Educandário não tem previsão para retomada das atividades. Diretora detalha o impacto e as dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar

Por

Atualizado quinta-feira,
23 de Maio de 2024 às 17:53

Destruição na Escola Guararapes deixa 600 alunos sem aula
EEEM Guararapes é a única instituição pública de ensino médio do município e que opera nos três turnos.

Considerada uma das maiores Escolas Estaduais de Ensino Médio do Vale do Taquari, a EEEM Guararapes vive dias de incerteza após a destruição causada pelas cheias, em Arroio do Meio. Com mais de 600 alunos, o educandário teve suas atividades interrompidas e não possui previsão de retomada. Segundo a diretora, Valquíria Dienstmann, o primeiro piso foi completamente danificado.

“Nunca imaginamos que uma escola aqui do centro fosse atingida dessa maneira”, desabafa Valquíria. “Foi como se tivesse um triturador aqui dentro. Destruiu móveis, toda nossa documentação, computadores, biblioteca… nenhum livro sobrou.”

A solidariedade da comunidade local e dos voluntários de municípios vizinhos tem sido importante para auxiliar na limpeza do prédio. No entanto, a diretora revela que há muito trabalho para reconstruir a escola. Mesmo a vinda de recursos estaduais, que segundo Valquíria é um valor importante para a escola, não será suficiente para cobrir todos os reparos necessários.

Por isso, a contribuição de empresários locais é importante para a retomada das atividades escolares. Até o momento, tintas e materiais de limpeza foram arrecadados. “Preciso contar com esses parceiros. Peço que quem puder, entre em contato comigo para a gente agilizar esse processo de reconstrução”.

Sobre a retomada das aulas, Valquíria afirma que não é possível prever uma normalização. “Nosso plano B seriam as atividades online, como na pandemia. Porém, muitos alunos estão sem internet e foram atingidos também, o que torna a aula online inviável no momento”.

A EEEM Guararapes é a única instituição pública de ensino médio do município e que opera nos três turnos.

Acompanhe
nossas
redes sociais