Lajeado recebe oito geradores da agência norte-americana USAID

ENERGIA

Lajeado recebe oito geradores da agência norte-americana USAID

O município compartilhou os equipamentos com quatro cidades atingidas pela cheia: Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Estrela e Roca Sales

Por

Atualizado quarta-feira,
15 de Maio de 2024 às 19:49

Lajeado recebe oito geradores da agência norte-americana USAID
Fotos: Laura Mallmann/divulgação
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O governo de Lajeado, por meio da Defesa Civil, recebeu a doação de oito geradores de energia da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, sigla em inglês). O município compartilhou os equipamentos com quatro cidades atingidas pela cheia: Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Estrela e Roca Sales. Os geradores serão utilizados na resposta emergencial às populações atingidas nas enchentes de maio de 2024.

A agência USAID trabalha junto ao município de Lajeado desde dezembro de 2023 para auxiliar no aperfeiçoamento dos protocolos de resposta a desastres naturais. Já foram realizados workshops e disponibilizados cursos para equipes que atuam na linha de frente ao atendimento de vítimas das cheias. Agora, a agência realizou a doação dos geradores de energia.

Dos oito equipamentos, Lajeado ficou com três, Cruzeiro do Sul com dois e Arroio do Meio, Estrela e Roca Sales receberam um cada.

O consultor da USAID no Brasil, Paulo José Barbosa de Souza, relembra que esteve em Lajeado após a cheia de setembro e desde então trabalha para auxiliar o município. “Essa é uma ajuda do povo americano, que possibilita todo esse trabalho e essa ajuda aos municípios que foram atingidos. Essa é uma resposta ao trabalho que foi iniciado logo após as cheias de 2023. Continuaremos com essa ajuda técnica para as cidades e a ajuda humanitária com doações de kits de limpeza, higiene e primeiros socorros”, reforça Souza.

A partir da assinatura do documento de entrega, os geradores serão gerenciados pelas equipes de Defesa Civil de cada município para apoiar os processos de resposta a emergências.

A vice-prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, participou da cerimônia e agradeceu o repasse das doações. “A USAID nos acompanha desde o ano passado e tivemos esse novo evento adverso. Essa doação será muito importante para nós e para os municípios ao nosso redor que também foram muito afetados. Sabemos da importância desses equipamentos e, por isso, decidimos compartilhar a doação”, declara a vice-prefeita.

USAID

A agência é um órgão do governo dos Estados Unidos que atua com esforços humanitários e de desenvolvimento internacional para salvar vidas, reduzir a pobreza, reforçar os governos democráticos e ajudar as pessoas a progredir para além da assistência. É encarregada de distribuir a maior parte da ajuda externa, seguindo as diretrizes do Departamento de Estado americano.

Informações gerais:

Nesta quarta-feira, 15, com o retorno do sol e sem previsão de novas cheias nos próximos dias, as famílias começaram a ser liberadas dos abrigos municipais para retorno às residências.

Pessoas nos abrigos até as 14h, desta quarta-feira:

  • Carneiros – 18
  • CEM – 102
  • Conservas Capela – 29
  • Conservas Ginásio – 70
  • Parque do Imigrante – 597
  • Montanha – 19
  • Morro 25 – 10
  • Santo André – 20
  • Santo Antônio – 24
  • Universitário – 9
    Total: 898

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos segue com a limpeza de vias no município, com o recolhimento da lama e de entulhos acumulados após as cheias.

Acompanhe
nossas
redes sociais