O ginásio do Bairro Santo Antônio virou abrigo improvisado por iniciativa da presidente do Bairro, Luciana Araújo Dornelles. Na terça-feira, 30, noite em que o temporal se abateu sobre toda a região, ela decidiu abrir o local e incentivou a comunidade a proteger seus bens em conjunto. “Este é um abrigo não oficial, que começou a ter importância para o bairro”, salienta.
Móveis e pertences importantes da vizinhança foram salvos com a abertura do ginásio em tempo ágil. “Não estávamos conseguindo caminhões para as mudanças”, conta Luciana. Os moradores se mobilizaram para amenizar os danos. “Meu marido fez nove mudanças naquela noite”.
Nesta semana, quatro famílias estão morando no Ginásio. O local se transformou em cozinha comunitária e 50 famílias que recebem marmitas e cuidados básicos. No local, também são feitas doações de roupas. A comunidade aguarda kits de limpeza e cestas básicas, prometidos pela Defesa Civil.
Liderança
Luciana reside há 38 anos no Santo Antônio e há dois meses assumiu a presidência da Associação dos Moradores. Com seis filhos, contribui para o sustento da família com seu trabalho como diarista. Virou liderança local por ter uma rede de contatos ativa e compromisso em buscar soluções para as demandas do bairro. “Não fiz mais que a obrigação e tem dado certo”.