Pelo menos 90 mil imóveis estão sem abastecimento de água no Vale

TRANSTORNOS CHUVA

Pelo menos 90 mil imóveis estão sem abastecimento de água no Vale

Conforme o diretor da Corsan/Aegea, Rodrigo Lacerda, o que impossibilita restabelecer o serviço é a dificuldade de acesso aos poços e captações de água que estão submersos

Por

Pelo menos 90 mil imóveis estão sem abastecimento de água no Vale
Foto: Diogo Fedrizzi
Vale do Taquari

Um dos sistemas bastante afetados pela cheia é o abastecimento de água. Somente no Vale do Taquari, são pelo menos 90 mil imóveis que tiveram o serviço interrompido nesta semana, o que representa um total de 90% da região prejudicada.

Conforme o diretor da Corsan/Aegea, Rodrigo Lacerda, a situação é bastante complicada. Do ponto de vista operacional, isso traz uma série de dificuldades. “Nossos sistemas operacionais são as captações de água e os poços que estão submersos, tudo debaixo da água e, nesse momento, não temos condições de restabelecer o abastecimento por estarem submersas”.

Lacerda garante que toda a infraestrutura está montada com pessoas da região e vindas de outros estados para que, assim que a água baixar, retomar o abastecimento. “Trocar bombas, painéis para o mais rápido possível restabelecer os serviços. Serão usados equipamentos novos ao invés de fazer a manutenção das redes, isso vai acelerar a retomada. Trabalhamos com a expectativa de normalizar o abastecimento em até 48h”.

Ainda contam com o apoio dos carros-pipas para entregar o produto à população. Outro ponto analisado é a dificuldade de locomoção encontrada devido a pontes caídas, trechos interrompidos. “Nossas equipes estão de plantão para assim que o nível permitir atuar, vamos trabalhar para restabelecer os serviços”.

Acompanhe
nossas
redes sociais