Conhecer para agir

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Conhecer para agir

Por

A pauta ambiental é permanente e ampla. No recorte regional, estudos, pesquisas, análises, debates e treinamentos tornaram-se ainda mais importantes depois das enchentes de setembro e novembro do ano passado. Como em um relacionamento interpessoal, quanto mais se conhece, mais se sabe lidar.

Conhecer as margens

Importante que o maior número de pessoas tome conhecimento do que os especialistas estão disponibilizando em eventos como o programado para a próxima sexta-feira. O seminário Proteção das margens dos rios: espécies e técnicas de recuperação de florestas ribeirinhas ocorre das 9h às 16h30, no auditório do Centro Administrativo de Encantado. A organização é da Univates e Departamento de Meio Ambiente de Encantado. Inscrições AQUI .

Conhecer o ambiente

O seminário Pensar o Vale, no dia 30 de abril, vai tratar sobre os abalos ambientais e o impacto no campo. O evento é uma realização do Grupo A Hora e contará com a participação de técnicos, políticos e representantes de entidades, a partir das 9h, no Colégio Teutônia. Entrada gratuita.

Conhecer os rios

O 1º Fórum Técnico Científico da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, que tem como tema “Eventos Climáticos Extremos, Segurança Hídrica e a Governança das Águas” terá a próxima atividade no dia 15 de maio. A palestra “Gestão de eventos extremos nas bacias hidrográficas” ocorrerá das 19h às 21h, de forma online. Site para inscrições AQUI.  O fórum é promovido pelo Comitê Taquari-Antas em parceria com a Universidade de Caxias do Sul , Uergs, Univates, Emater/RS, e Samae, de Caxias do Sul. É uma oportunidade de diálogo, de debate e de capacitação a profissionais e acadêmicos de diferentes áreas, além de um espaço para a apresentação de trabalhos técnicos e de celebração dos 25 anos de existência do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas.

Cães e restaurantes

Os proprietários de restaurantes e estabelecimentos do gênero precisam olhar para todos os perfis de clientes e as demandas que apresentam. Passear com cães e gatos não se limita a dar uma voltinha no parque. As pessoas viajam, param para lanchar, almoçar, para fazer compras. Oferecer espaço adequado para deixar os animaizinhos durante estes momentos, é fundamental para receber esta parcela de clientes. Fica a dica!

Trabalho contínuo

O Canil Municipal atua de forma contínua abrigando cachorros de rua abandonados, doentes, machucados, atropelados e em situação crítica que necessitam de cuidados veterinários até que consigam um lar definitivo. Atualmente, são 243 animais abrigados, 144 a mais do que a capacidade. O endereço é Avenida Benjamin Constant, 8.409, no bairro Conventos.

Portas abertas

Por falar em cães, o Canil Municipal de Lajeado promoveu o “Canil de Portas Abertas” neste domingo. “Foi um sucesso”, comemora a coordenadora Celi Ulrich. Os resultados foram: sete adoções no dia, duas agendadas para ontem e reservas de quatro filhotes, que logo estarão aptos ter tutores.

Saúde pública

ma questão de saúde pública. Além da possibilidade de ataque às pessoas ou outros animais, os cachorros, quando não são devidamente cuidados, podem ser reservatórios de bactérias, vírus e parasitas que podem ser transmitidos para as pessoas por meio de lambidas ou mordidas pela liberação do agente infeccioso em suas fezes.

Acompanhe
nossas
redes sociais