No próximo dia 30 de junho, a Igreja Luterana do Brasil (IELB) celebrará 120 anos de existência com um evento especial na rua de eventos em Arroio do Meio. A ocasião pretende reunir cerca de 2 mil membros representando as diversas congregações espalhadas pela região sul.
Fundada em 1904, a IELB é herdeira da Reforma Luterana iniciada por Martinho Lutero no século XVI, na Alemanha. O local de fundação foi na cidade de São Pedro do Sul, tendo como primeiro pastor Carl August Wilhelm Mahler.
Em Arroio do Meio, a IELB é representada pela Comunidade Luterana São Paulo, liderada pelo pastor Jair Erstling. Segundo o pastor, o evento tem como intuito valorizar a história e a trajetória traçada pela igreja ao longo desses 120 anos de existência.
A programação em junho também será integrada às festividades do município e aos festejos dos 200 anos de imigração alemã. Entre as atrações confirmadas está a apresentação da Schtena Big Band.
Erstling destaca que, no mesmo período de existência da IELB, 120 anos, está instalada em Arroio do Meio a Comunidade São Paulo, e que a cidade foi escolhida para a realização de um evento maior, abrangendo membros de todo o sul do Estado. A Comunidade Luterana São Paulo conta hoje com 1,4 mil membros e capelas em São Caetano, Picada Arroio do Meio, Capitão, além de pontos de pregação em Encantado, Linha Cairu e na AMAI.
Um culto festivo realizado em março comemorou os 120 anos da comunidade em Arroio do Meio. Nos registros históricos constam que em outubro de 1918 foi inaugurada a primeira Capela da Comunidade, localizada onde hoje está o salão da comunidade.
A escritura da aquisição do terreno foi lavrada alguns meses após, em 4 de fevereiro de 1919. Os transmitentes do imóvel foram Adolfo Zimmermann e sua esposa Emília Zimmermann, e a comunidade foi representada por Felippe Leopoldo Scherer, morador de Picada Arroio do Meio, que faleceu em 12 de agosto de 1919, aos 46 anos de idade, e por Carlos Auler, morador de São Caetano.