Igreja Luterana do Brasil celebra 120 anos de fundação em Arroio do Meio

RELIGIOSIDADE

Igreja Luterana do Brasil celebra 120 anos de fundação em Arroio do Meio

Programação em junho será integrada às festividades do município e aos festejos dos 200 anos de imigração alemã

Por

Igreja Luterana do Brasil celebra 120 anos de fundação em Arroio do Meio
Erstling lidera o trabalho na paróquia com mais de 1,4 mil integrantes. (Foto: GABRIEL SANTOS)
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

No próximo dia 30 de junho, a Igreja Luterana do Brasil (IELB) celebrará 120 anos de existência com um evento especial na rua de eventos em Arroio do Meio. A ocasião pretende reunir cerca de 2 mil membros representando as diversas congregações espalhadas pela região sul.

Fundada em 1904, a IELB é herdeira da Reforma Luterana iniciada por Martinho Lutero no século XVI, na Alemanha. O local de fundação foi na cidade de São Pedro do Sul, tendo como primeiro pastor Carl August Wilhelm Mahler.

Em Arroio do Meio, a IELB é representada pela Comunidade Luterana São Paulo, liderada pelo pastor Jair Erstling. Segundo o pastor, o evento tem como intuito valorizar a história e a trajetória traçada pela igreja ao longo desses 120 anos de existência.

A programação em junho também será integrada às festividades do município e aos festejos dos 200 anos de imigração alemã. Entre as atrações confirmadas está a apresentação da Schtena Big Band.

Erstling destaca que, no mesmo período de existência da IELB, 120 anos, está instalada em Arroio do Meio a Comunidade São Paulo, e que a cidade foi escolhida para a realização de um evento maior, abrangendo membros de todo o sul do Estado. A Comunidade Luterana São Paulo conta hoje com 1,4 mil membros e capelas em São Caetano, Picada Arroio do Meio, Capitão, além de pontos de pregação em Encantado, Linha Cairu e na AMAI.

Um culto festivo realizado em março comemorou os 120 anos da comunidade em Arroio do Meio. Nos registros históricos constam que em outubro de 1918 foi inaugurada a primeira Capela da Comunidade, localizada onde hoje está o salão da comunidade.

A escritura da aquisição do terreno foi lavrada alguns meses após, em 4 de fevereiro de 1919. Os transmitentes do imóvel foram Adolfo Zimmermann e sua esposa Emília Zimmermann, e a comunidade foi representada por Felippe Leopoldo Scherer, morador de Picada Arroio do Meio, que faleceu em 12 de agosto de 1919, aos 46 anos de idade, e por Carlos Auler, morador de São Caetano.

Acompanhe
nossas
redes sociais