Grupo criará campanha para reconstruir altar de igreja histórica

Opinião

Fábio Alex Kuhn

Fábio Alex Kuhn

Jornalista

Colunista sobre turismo.

Grupo criará campanha para reconstruir altar de igreja histórica

Por

Em um dos cumes na área central de Bom Retiro do Sul, um charmoso templo religioso mantém vivos os traços açorianos do século XIX. Conhecida como Igreja do Morro, a estrutura foi construída a partir de 1897 e se tornou um dos principais símbolos de fé dos bom-retirenses.

Quem entra na capela histórica se depara com a falta do altar. Não há registros oficiais, mas estima-se que a plataforma tenha sido retirada faz quase 20 anos devido à deterioração e risco de desabar. Atualmente, as peças em madeira estão guardadas em um depósito.

Foto preto e branco mostra como era o altar da Igreja do Morro. Estima-se que a plataforma foi retirada faz mais de 20 anos

Recém-formado, o grupo de resgate histórico pretende criar uma campanha para arrecadar recursos à reconstrução do altar. Os voluntários estão analisando formas legais de realizar uma vaquinha online e repassar os valores para a reforma.

Integrante do grupo e coordenadora de Turismo, Maria Delci Klunck reforça a importância do templo para Bom Retiro do Sul – o primeiro a ser construído na cidade mais de um século atrás. Muitos casamentos, batizados e outras cerimônias religiosas ocorreram no local, sendo refúgio de memórias afetivas de pessoas que nem vivem mais em Bom Retiro do Sul ou região.

 

O grupo busca orçamento com um restaurador de arte sacra. A estimativa é que o restauro custe cerca de R$ 80 mil.

Recomeço

No final dos anos 1990, a Igreja do Morro foi fechada ao público. Após reformas estruturais, uma missa celebrada em maio de 2019 marcou a reabertura do templo religioso. Dois anos depois, a comunidade celebrava a inauguração do novo campanário que abriga o sino.

A reforma do altar é mais um passo nessa caminhada para resgatar as características da querida igreja de Bom Retiro do Sul. Hoje, ela recebe missas mensais, além de abrigar casamentos e batizados.

Igreja com arquitetura açoriana recebeu centenas de batizados e casamentos, sendo um refúgio de memórias afetivas da população católica

Saiba mais

  • O terreno onde está instalada a igreja foi doado por Jacó Arnt em fevereiro de 1985;
  • Um ano depois, em novembro de 1986, a Cúria Diocesana autorizava a construção da Capela da Sagrada Família. Listas de doações foram abertas para auxiliar financeiramente na construção;
  • A pedra fundamental que marcou o início da obra foi instalada em dezembro de 1987;
  • Na antiga igreja foram dados os primeiros passos da Paróquia Sagrada Família. Com o aumento dos fiéis e falta de espaço, uma igreja maior foi construída na Rua Senador Pinheiro Machado, se tornando a matriz da paróquia.

Acompanhe
nossas
redes sociais